Publicado em: 04/01/2017 - Última modificação: 19/01/2017 - 16:50

Reisado de Itanhaém visita mais de 100 residências até quinta-feira (5)

TRADIÇÃO - Celebração religiosa é uma das mais tradicionais da Cidade, onde um cortejo realiza cantoria e visitas às casas

Uma das mais tradicionais manifestações religiosas de Itanhaém, o Reisado, acontecerá até a próxima quinta-feira (5). Por volta das 23 horas, um grupo de religiosos em cantoria se reunirá e sairá em caminhada para visitar as casas. Até o final da celebração, o cortejo terá percorrido entre 130 e 150 residências.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

O Reisado teve início no último dia 25 de dezembro, quando na Igreja Matriz de Sant’Anna foi apresentado à comunidade o grupo deste ano e houve a benção. No dia seguinte (26), o Reisado iniciou as visitas às casas.

Durante as visitas, diante da casa é dado início ao canto com versos da “entrada” e do “pedido de prendas”, acompanhado do coro e músicos. O canto só encerra quando o dono da residência acender as luzes e abrir a porta. Nesse momento, os três “reis” se apresentam e ofertam o “incenso, ouro e mirra”, representados por conchas e folhas do peguassu.

A tradição é seguida por uma bandeira, que está sempre à frente do cortejo, passada às mãos de quem atendeu para abençoar o lar. A família doa uma prenda ou faz uma oferta em dinheiro que será usada na comemoração da Festa do Divino.

Encerrando a visita, o Reisado canta os versos de “agradecimento e despedida” e sai em direção a uma nova moradia. Nos encontros também acontecem a “acolhida”, quando o grupo é convidado a entrar e lhe é servido um lanche. Nessa hora é sempre feita uma cantoria de músicas tradicionais da Cidade, concluída posteriormente com a Oração do Reisado.

Palavras-chave: , ,