Publicado em: 12/01/2017 - Última modificação: 16/01/2017 - 11:39
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

UPA e USF: saiba onde procurar atendimento de acordo com o grau de necessidade

SAÚDE - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém e as Unidades de Saúde da Família (USFs) são locais de atendimentos médicos, porém com características distintas



Atendimento USF Centro

Compatilhar:

Você sabe onde procurar atendimento caso esteja com febre acima de 39º, ou sofra queda com torsão ou suspeita de fratura? E se for para retirada de pontos, sabe onde deve procurar? A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém e as Unidades de Saúde da Família (USFs) são locais de atendimentos médicos, porém com características distintas, por isso é importante saber identificar o problema de saúde e procurar atendimento no local indicado.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Itanhaém possui uma UPA, que está localizada na Rua José Ernesto Bechelli, s/nº, Jardim Sabaúna, e funciona 24 horas. Como o próprio nome já diz, é um local que atende somente urgências e emergências traumáticas e não traumáticas. Quando necessário, são realizados exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência como: sintomas de enfarto, acidente vascular cerebral ou fraturas. O serviço de emergência em pediatria também é oferecido no local.

A UPA presta apoio ainda ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros como referência para pacientes com emergências, que possam ser resolvidas no local, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias, além de estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência.

USF – Itanhaém possui dez Unidades de Saúde da Família (USFs), que são a porta de entrada da população com o atendimento à saúde. Nos locais, o munícipe pode marcar consulta com médico generalista e dentista, ser atendido para retirada de pontos, vacinação, farmácia, curativos, inalação e outros atendimentos. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Um diferencial das USFs é que elas oferecem atendimento aos hipertensos, diabéticos, fumantes e ainda realizam terapia comunitária com objetivo auxiliar àqueles que desejam se tratar. Para participar dos grupos, o munícipe deve procurar a Unidade de sua referência e se informar sobre dias e horários.


Palavras-chave: ,