Publicado em: 13/01/2017 - Última modificação: 20/01/2017 - 10:41

Campanha busca conscientizar população sobre o descarte correto de lixos

CONSCIENTIZAÇÃO - Ação é um alerta aos moradores sobre as consequências do abandono de resíduos sólidos em vias públicas, córregos, rios e galerias

Campanha busca conscientizar população sobre o descarte correto de lixos

Uma campanha lançada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM) quer diminuir os impactos causados por temporal que atinge o litoral, principalmente em uma das estações mais quentes do ano, o verão. ‘Lixo no Lixo’ é um alerta à população sobre as consequências do descarte incorreto de resíduos sólidos em vias públicas, córregos, rios e galerias que pode ocasionar enchentes, alagamentos de ruas e entupimentos de vias durante fortes pancadas de chuvas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

É incumbência da Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização cuidar da coleta de lixo da Cidade, de ações de manutenção e da limpeza e drenagem urbana a fim de manter um sistema preventivo de inundações. No entanto, a responsabilidade precisa e deve ser compartilhada com os moradores porque o mau descarte destes detritos pode ocasionar, além de enchentes, desabrigamento, tráfego lento e a proliferação de doenças como, por exemplo, leptospirose, febre tifóide, cólera e Hepatites A e E.

Pode parecer besteira, mas o abandono de papeis de bala, copos descartáveis e latinha de refrigerante estão entre os fatores que influenciam nos entupimentos de córregos. “É extremamente importante que os cidadãos tenham consciência sobre os problemas futuros que um lixo abandonado pode causar ao Município como, por exemplo, alagamento de ruas e a dificuldade na passagem de pedestres e veículos. A responsabilidade precisa ser partilhada entre o governo municipal e a população”, explica o coordenador da Defesa Civil, Roberto Xerez.

Alguns não sabem, mas parte do lixo rejeitado pela população pode e deve ser reaproveitado. Mensalmente são recicladas pela CoopersolReciclando, implantada desde 2009, entre 14 e 16 toneladas de resíduos, montante que representa 0,05% do lixo domiciliar da Cidade. Hoje, 276 toneladas são produzidas por mês em Itanhaém. O telefone para contato da cooperativa é o 3427-6470.

Palavras-chave: , ,