Publicado em: 16/01/2017 - Última modificação: 20/01/2017 - 11:13

Em reunião em Itanhaém, Aprecesp discute mudanças na legislação dos convênios

TURISMO - Encontro reuniu diversas autoridades dos municípios que fazem parte da entidade

Em reunião em Itanhaém, Aprecesp discute mudanças na legislação dos convênios

A Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp) realizou, nesta segunda-feira (16), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), reunião entre representantes de diversos municípios turísticos para esclarecer dúvidas sobre a mudança na legislação que trata sobre os convênios recebidos entre as cidades e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo (SETUR).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Confira as fotos

Foram ministradas palestras sobre o funcionamento do Conselho de Orientação e Controle (COC) e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (DADETUR). Ligados à SETUR e ao Fundo de Fomento ao Turismo (FUMTUR), são estes os setores responsáveis pelos convênios assinados entre as Prefeituras e o Governo do Estado de São Paulo.

Presente ao encontro, o prefeito Marco Aurélio afirmou que é importante integrar o turismo em todo o Estado de São Paulo, em iniciativas como estas. “Itanhaém tem uma vocação turística natural, setor que é responsável pela geração de inúmeros empregos na nossa Cidade, assim como ocorre em outros 69 municípios que fazem parte da Aprecesp. Por isso, é tão importante discutirmos em conjunto novas ideias e projetos futuros com estes recursos adquiridos por meio de convênio com o Governo do Estado”.

Já o gerente executivo da Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo, destacou o trabalho integrado realizado pela entidade. “Este painel de discussões sobre a legislação da verba DADE é fundamental para todos os responsáveis pela administração dos municípios turísticos. Precisamos realizar trabalhos como este, integrar os projetos para a área e esclarecermos em conjunto dúvidas sobre os convênios. Para isso, é fundamental o trabalho da Aprecesp”.

O deputado federal Roberto de Lucena lembrou o desafio que as novas administrações terão no turismo e a importância do setor para a recuperação do crescimento econômico do Brasil. “Dos 70 municípios que fazem parte da Aprecesp, 55 tiveram novos prefeitos empossados recentemente. E o turismo é um dos grandes desafios para estes novos administradores, assim como a integração entre essas cidades. Eu não tenho dúvidas de que o turismo será a mola propulsora da retomada do crescimento econômico do nosso país”.

Participaram também o vice-prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, os secretários municipais José Roberto Pereira (Turismo) e Cristina Toledo (Obras e Desenvolvimento Urbano), o diretor de Turismo, Edgar da Silva, o prefeito de Guarujá, Dr. Valter Suman, o vice-prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, e representantes das cidades de Praia Grande, Santos, São Vicente, Bertioga, Ilha Comprida, Eldorado, Cananéia, Ubatuba, Salesópolis e Caraguatatuba.

APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.

Palavras-chave: , , ,