Publicado em: 16/01/2017 - Última modificação: 20/01/2017 - 11:19

Manter praia limpa é o dever de todos

CONSCIENTIZAÇÃO - Munícipes e turistas devem ficar atentos para não poluir as praias, pois alguns materiais podem levar anos para se decompor no meio ambiente

Manter praia limpa é o dever de todos

Sol, calor, verão, férias. Estes são elementos propícios para curtir uma das belas praias de Itanhaém. Mas, além de levar cadeiras, guarda-sol e protetor solar, um item que não deve ser dispensado é uma sacola plástica para colocar o lixo que é acumulado ao longo do passeio. Desta forma, estará colaborando com o meio ambiente ao fazer da praia um local limpo e agradável para você, sua família e todos que por ali passarem.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Itanhaém possui 14 praias em uma extensão de 26 km, conhecidas por estarem próprias para o banho de mar na maior parte do ano. A Cidade recebe, em média, 600 mil visitantes durante a temporada de verão. E a importância de não deixar o lixo na praia vai além da estética do local, já que a conscientização ambiental é algo de grande relevância. Se toda esta população não recolher as embalagens e palitos de sorvete, latinhas, garrafas pet e outros materiais que foram utilizados por ela, as praias ficarão com aspecto sujo e o meio ambiente será prejudicado.

Uma ponta de cigarro, por exemplo, demora de 3 meses a 20 anos para se decompor; o palito de sorvete pode levar até seis meses e o plástico até 450 anos, sendo que este último, se for levado ao mar, pode ser confundido por alguns animais como alimento e trazer grandes consequências.

Itanhaém realiza constantemente campanhas para conscientizar a população quanto a manter a limpeza das praias e ao meio ambiente. E a Cidade obteve, em 2014 e 2016, o selo Município Verde Azul, devido ao fato de desenvolver projetos na área ambiental. As ações propostas compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

“Todos são responsáveis pelo lixo que produzem. Por isso, é essencial estimular a conscientização da população sobre manter os resíduos sólidos sempre dentro da sacola e, quando sair da praia, descartá-los em local apropriado. Essa campanha é importantíssima porque neste período o número de frequentadores na praia aumenta significamente comparado aos meses de baixa temporada”, ressalta o secretário de Comunicação, Silvio Lousada.

Palavras-chave: ,