Publicado em: 17/01/2017 - Última modificação: 20/01/2017 - 11:24

Prefeitura realiza operação de abordagem e assistência à população em situação de rua

APOIO - A ação é uma parceria entre a Secretaria de Trânsito e Segurança, Serviços e Urbanização e Assistência e Desenvolvimento Social

Visando identificar e dar suporte aos que mais precisam, equipes da Secretaria de Trânsito e Segurança, Serviços e Urbanização e Assistência e Desenvolvimento Social realizaram uma operação de abordagem e assistência à população em situação de rua e famílias em situação de risco. A ação aconteceu nesta terça-feira (17), em duas regiões: Centro e Belas Artes, locais com grande concentração de pessoas nessa situação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Durante a operação, os atendidos foram primeiramente abordados para a identificação.  Posteriormente, foram entrevistados para que a equipe, com base nas informações coletadas, pudesse orientar sobre os devidos encaminhamentos. Também foi recolhido, com máquinas e tratores, os entulhos que poluíam os locais. Todos os procedimentos contaram com a segurança da Guarda Municipal.

A ação é realizada semanalmente, de acordo com os locais solicitados e com grande concentração de pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia. O primeiro passo é identificar quem são essas pessoas e, posteriormente, orientar e dar auxílio a elas. Caso aceitem a ajuda, são encaminhados ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), em Itanhaém. O Centro é o serviço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que tem como objetivo realizar acompanhamento especializado para o desenvolvimento de sociabilidades e fortalecimento de vínculos pessoais ou familiares, tendo em vista a construção de outras trajetórias de vida para saída das ruas.

Os educadores sociais, por meio da equipe de abordagem de rua, estão constantemente nas ruas buscando aproximação e estabelecendo vínculos com o segmento, para que por meio dos técnicos do Centro Pop seja realizado o trabalho de inclusão social.

A equipe de trabalho é composta por assistente social, psicóloga, assistentes e educadores sociais. O serviço atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O POP está localizado na Avenida Gentil Perez, no Paço II. Mais informações 3427-7853.

Palavras-chave: , ,