Publicado em: 19/01/2017 - Última modificação: 23/01/2017 - 19:30

Período chuvoso aumenta o alerta contra o mosquito Aedes aegypti

PREVENÇÃO - Ajude a Cidade a continuar livre deste mosquito, faça sua parte

Período chuvoso aumenta o alerta contra o mosquito Aedes aegypti

Com a chegada de fortes temporais e o calor de uma das estações mais quentes do ano, o verão, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta em decorrência da elevação de focos causada por água parada. Para que isso não aconteça, a Prefeitura de Itanhaém alerta turistas e munícipes sobre a importância de cada um no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. A participação da população é essencial e deve ser estimulada com atitudes simples.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água, por isso é tão frequente em épocas de chuvas. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e caixa d’água mal vedada.

DICAS DE PREVENÇÃO:

– Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

– Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

– Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

– Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

– Lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.

DENÚNCIAS – População pode denunciar focos do mosquito no setor de Combate à Dengue, pelo telefone (13) 3422-1944.

Palavras-chave: , ,