Publicado em: 23/01/2017 - Última modificação: 26/01/2017 - 11:53

Profissionais da saúde orientam quanto à vacinação contra a febre amarela

ATENÇÃO - Imunização na Cidade é feita somente àqueles que viajarão para os estados que têm apresentado surtos da doença

Vacinação

A febre amarela, doença infecciosa grave, está atingindo alguns estados do país, como Minas Gerais e Espírito Santo e a preocupação da população pela busca da vacina é grande. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde orientam os munícipes que a imunização na Cidade é feita somente àqueles que viajarão para os estados que têm apresentado surtos da doença.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Sandra Aparecida Gomes da Silva, explica que no caso de gestantes e idosos é necessário passar por uma avaliação médica antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença e é válida por 10 anos. Podem ser vacinadas crianças a partir dos 9 meses.

A imunização acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Centro, às sextas-feiras, das 8 às 11 horas. A USF está localizada na Avenida Tiradentes, s/nº, no Centro.

A DOENÇA – A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. É transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Não existe tratamento específico. Ele é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.

Palavras-chave: ,