Publicado em: 27/01/2017 - Última modificação: 01/02/2017 - 19:24

Semáforos começam a funcionar em Itanhaém

AVANÇO - Equipamentos buscam melhorar o trânsito nos acessos aos viadutos do Jardim Sabaúna (Cesp) e Centro

A cada ano Itanhaém avança mais. Um dos projetos que mostra o quanto a Cidade progrediu é o início da operação dos primeiros conjuntos de semáforos em duas regiões da Cidade. Os aparelhos foram ligados nesta sexta-feira (27) e estão funcionando nos acessos aos viadutos no Jardim Sabaúna (Cesp) e no Centro. Os locais foram escolhidos após estudos e definições de prioridades. Além dos aparelhos eletrônicos, os locais contam com nova sinalização de solo e placas de trânsito.

O objetivo é prevenir acidentes e organizar o tráfego de veículos e pessoas na área, já que são locais que apresentam fluxo de trânsito intenso. Os sinais operam no trecho inicial da Avenida Harry Forssell e o trevo da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, região que abriga a Rodoviária de Itanhaém, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Paço Municipal II. O segundo ponto é o cruzamento da Avenida João Mariano Ferreira com o viaduto da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na Vila São Paulo, local que dá acesso à região central.

As implantações também contam com semáforos para pedestres. Devido ao número de pessoas, o aparelho para travessia instalado na Cesp é automático, totalmente interligado com os outros aparelhos. Já no Centro, o semáforo é do modelo com botoeira, que deve ser acionada quando o pedestre desejar atravessar. Antes de continuar o percurso, espere e verifique se o sinal do pedestre está verde para atravessar sem riscos. Ao ser acionado, o sistema precisa completar todo o tempo programado para aquele cruzamento. Por funcionar em ciclos, o tempo de espera pode alternar. Na madrugada, os semáforos funcionam no amarelo intermitente.

Agentes de Trânsito e a Guarda Civil Municipal estão atuando no local para orientar a população quanto às mudanças e auxiliar neste período de adaptação. O secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Campos, destaca que “o semáforo vai ajudar na fluidez do tráfego nas duas entradas importantes da Cidade”.

MUDANÇA – Um trecho da Avenida Harry Forssell passará a ter sentido único. A alteração tem o intuito de garantir a organização no tráfego de veículos após o funcionamento do aparelho eletrônico.

Seguindo sentido praia, o comprimento da Avenida Harry Forssell, entre o trecho da Rua José Ernesto Bechelli (marginal) e a Rua Vereador Angelino de Bortoli (primeira quadra da via), passará a ter um único sentido. Com a mudança, as alternativas são a Rua Luísa Rosa Bechelli, Avenida Walter Muller e a Rua Mamédio Tambuque, respectivamente. Além das sinalizações no local, agentes de trânsito estarão auxiliando a população e distribuindo panfletos de orientação de trânsito.

O ponto de ônibus que fica  neste trecho da Harry Forssell, após o início do semáforo, mudará para Rua Vereador Angelino de Bortoli (entre a Avenida Harry Forssell e a Rua Luísa Rosa Bechelli).

Palavras-chave: , ,