Publicado em: 30/01/2017 - Última modificação: 02/02/2017 - 20:06
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Hidratação deve ser reforçada durante o verão

SAÚDE - Crianças pequenas e os idosos são os que mais requerem cuidados



Hidratação
É preciso ingerir no mínimo dois litros de água por dia e a alimentação deve conter frutas, saladas e alimentos leves

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Muitas pessoas aproveitam o calor e o sol para ir à praia, ficar na piscina e passear ao ar livre. Porém, para fazer estas e outras atividades em dias quentes, é preciso tomar alguns cuidados. A dra. Ana Meri Possan Paganatto, da Secretaria de Saúde de Itanhaém, dá algumas dicas para enfrentar o verão com saúde.

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“É importante ingerir muito líquido, água mesmo, porque matar a sede com refrigerante não vai hidratar e não é nem um pouco saudável”, explica a médica. Além disso, a profissional ressalta que é normal os idosos ingerirem menos líquido e por isso o familiar deve oferecer água durante todo o dia. “Eu sempre dou uma dica para que eles coloquem na geladeira uma garrafa de dois litros com água e até o fim do dia ela precisa estar vazia”. A água de coco também é recomendada, mas deve-se ter cautela pelos hipertensos, por conter sódio.

Outro fator importante destacado por Ana Meri é o tempo de exposição ao sol, que deve ser antes das 10 e após as 16 horas. “Dependendo da idade da criança não é indicado o uso do protetor solar, portanto deve-se evitar expor o bebê ao sol no intervalo entre estes horários”.

A médica destaca ainda que crianças de até seis meses de vida recebam alimento materno exclusivo, isto é, não é preciso água já que o leite contém o necessário para a hidratação. “Para os maiores, é importante que os pais ofereçam água diversas vezes ao dia”, complementa.

Na questão dos alimentos, dra. Ana Meri explica que no verão devem ser consumidos alimentos leves como frutas, saladas e alimentos cozidos. “Frituras e refrigerantes precisam ser evitados”, reforça.


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