Publicado em: 03/02/2017 - Última modificação: 06/02/2017 - 19:07

Encontro discute estratégias para elaboração do Plano Municipal de Saúde

PLANEJAMENTO - O Plano será feito de forma conjunta entre o Conselho Municipal de Saúde e os técnicos da pasta

Encontro discute estratégias para elaboração do Plano Municipal de Saúde

Técnicos da Secretaria de Saúde estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (3) para analisar a situação da área no Município e dar início às tratativas para a implementação do Plano Municipal de Saúde. O encontro aconteceu no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém.

Confira as fotos

A diretora de planejamento da secretaria, Guacira Barbi, apresentou dados do Município como número da população, índice de envelhecimento e mortalidade (neste caso, incluindo dados infantis), natalidade, entre outros.

“Nesta primeira fase estamos em uma análise situacional e o Plano será feito de forma coletiva. A população também participará através do Conselho de Saúde e as deliberações da última conferência municipal de Saúde também serão levadas em conta”, explica Guacira.

Os gestores responsáveis pelo Plano discutirão diretrizes, objetivos e metas para sua elaboração. Participam técnicos de diversos setores como saúde bucal, Vigilância Sanitária, Programa Cuidar, Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), rede de Atenção Básica e Especializada, Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) e Centro Especializado em Diabetes (CEDI).

Para o titular da pasta, Fábio Crivellari Miranda, o documento é significante porque indica caminhos para tornar a saúde ainda mais eficiente à população. “É um compromisso que iremos fazer para melhorar os indicadores de saúde na Cidade. E a democratização, pelo fato de a população poder participar do planejamento, é muito importante porque assim sabemos por eles quais suas reais necessidades”.

Palavras-chave: ,