Publicado em: 10/02/2017 - Última modificação: 15/02/2017 - 18:11

Folheto orienta sobre trânsito seguro

FIQUE ATENTO - Panfleto “De Olho na Sinalização” é direcionado tanto aos motoristas quanto aos pedestres

Folheto Trânsito Seguro
Panfleto é distribuído em diferentes regiões de Itanhaém

O trânsito é um espaço para todos, sejam motoristas, passageiros ou pedestres. Mas para que ele flua bem, é preciso que cada um faça a sua parte. Pensando nisso, a Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal lançou o folheto educativo “De Olho Na Sinalização”. O material é distribuído em diferentes pontos de Itanhaém, incluindo os bairros onde funcionam os semáforos e a região Central, já que são locais que apresentam grande fluxo de pessoas.

Direcionado tanto para motoristas quanto para pedestres, o panfleto orienta sobre a importância de respeitar os comandos dos semáforos, das placas e das sinalizações nas vias. As figuras e os textos também mostram o quanto é prejudicial o tráfego andar em fila única.

Para os pedestres, a informação é principalmente sobre o cuidado na hora de atravessar, destacando a necessidade do acionamento do dispositivo botoeira, como no caso do semáforo de pedestre instalado no Centro. Antes de continuar o percurso, espere e verifique se o sinal do pedestre está verde para atravessar sem riscos. Ao ser acionado, o sistema precisa completar todo o tempo programado para aquele cruzamento. Por funcionar em ciclos, o tempo de espera pode alternar. Já na região da Cesp, devido ao número de pessoas, o aparelho para travessia é automático, totalmente interligado com os demais.

Os semáforos operam no trecho inicial da Avenida Harry Forssell e no trevo da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, região que abriga a Rodoviária de Itanhaém, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Paço Municipal II. O segundo ponto é o cruzamento da Avenida João Mariano Ferreira com o viaduto da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na Vila São Paulo, local que dá acesso à região central. Na madrugada, os aparelhos funcionam no amarelo intermitente.

Palavras-chave: , ,