Publicado em: 14/02/2017 - Última modificação: 14/02/2017 - 18:12

Reunião do Codivar discute resíduos sólidos

DESTINAÇÃO CORRETA - Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira reúne cidades do Vale do Ribeira e Litoral Sul do Estado

Reunião Codivar

O prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes participou, no último dia 8, de mais uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). Na pauta, estava a política ‘Lixões Zero no Estado’, implantada pelo Governo paulista em 2015, que tem como objetivo fortalecer as ações dos municípios na destinação dos Resíduos Sólidos, com o fechamento de qualquer tipo de depósito conhecido como “lixão” até o dia 31 de dezembro de 2018.

Marco Aurélio, que também é presidente do Codivar, disse que o encontro foi realizado para auxiliar as cidades a encontrar uma saída viável para esta questão. “É nossa meta estreitar os laços entre os prefeitos e os secretários de Estado neste importante tema sobre o meio ambiente”, afirmou.

Gomes propôs ainda, durante a reunião, a celebração de convênio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com os municípios a fim de promover estudos visando a implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em cada cidade do Vale do Ribeira.

Com base nisso, o pedido do prefeito de Registro, Ezigomar Pessoa, foi prontamente atendido e a prefeitura receberá recursos no valor de R$ 120.000,00 para projeto de estudo de solo de uma área reservada para receber um aterro sanitário. A cidade de Cananéia será igualmente beneficiada, mas com recursos para o transporte de resíduos recolhidos na Ilha do Cardoso.

Outra ação importante na reunião foi a apresentação pelo Codivar da proposta de formação de Parceria Público Privada (PPP) com a empresa cimenteira Intercement, objetivando a instalação de fornos de incineração de lixo no Vale do Ribeira, que poderá atender a todas as cidades consorciadas.

Além de Itanhaém, participaram do encontro o prefeito de Itariri Dinamércio Peroni; de Pedro de Toledo, Eliazar Junior; de Miracatu, Ezigomar Pessoa; de Cajati, Lucival Cordeiro; de Eldorado, Durval de Moraes; de Itaóca, Frederico Batista; de Registro, Gilson Fantin; de Iporanga, Walmir da Silva e de Apiaí, Luciano Polazecki. Também estiveram presentes secretários municipais de Meio Ambiente de mais seis municípios associados ao Codivar.

Palavras-chave: