Publicado em: 22/02/2017 - Última modificação: 01/03/2017 - 12:27
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Divirta-se no Carnaval, mas não brinque com a vida: trânsito seguro

CONSCIÊNCIA - No Estado de São Paulo, 94% das mortes ocorridas no trânsito são por falhas humanas. Não faça parte desta estatística



Agente de Trânsito
Cartilha “Dicas de Segurança para Motoristas”, lançada pelo Movimento Paulista, orienta sobre atitudes que fazem toda a diferença quando viajar

Compatilhar:

No trânsito, uma simples atitude faz toda a diferença. No Carnaval, milhares de pessoas viajam ou vão às ruas para se divertir, mas para que a alegria seja garantida do começo ao fim é crucial ficar atento e tomar cuidados para evitar acidentes. No Estado de São Paulo, 94% das mortes ocorridas no trânsito são por falhas humanas. É o que revela o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito por meio do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Fazer a sua parte é a melhor maneira de evitar que a brincadeira se torne perigosa, ou até mesmo fatal. Segundo o Infosiga, em 2016 foram 5.727 óbitos ocorridos no Estado de São Paulo. Em relação aos acidentes com vítimas foram registradas 192.582. Neste ano, foram contabilizadas 408 mortes em janeiro de 2017, uma redução de 7,5% se comparada ao mesmo mês do ano passado (441 ocorrências). Já os acidentes com vítimas tiveram 13.581 ocorrências em janeiro, o que representa redução de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior (13.984 acidentes com vítimas).

Em dados divulgados pela Organização das Nações Unidas em 2015, por todo o mundo, os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de mortes, podendo ser a 7ª em 2030, caso a imprudência continue. No Estado de São Paulo, segundo estatísticas do Infosiga-SP, dados de 2015, as mortes no trânsito já superam os homicídios. Enquanto o índice de óbitos no trânsito é de 14,1 para cada 100 mil habitantes, o índice de homicídios é de 8,7 para cada 100 mil habitantes.

Desde o início do ano passado, após a assinatura do convênio, Itanhaém faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A ação é um programa do Governo do Estado de São Paulo e que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito até 2020. O programa nasceu inspirado na Década de Ação pela Segurança Viária, período de 2011 a 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para a questão da violência no trânsito.

A Cartilha “Dicas de Segurança para Motoristas”, lançada pelo Movimento Paulista, orienta sobre atitudes simples na hora de pegar a estrada:

– Mantenha a revisão do carro em dia;

– Use sempre o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. Crianças de até 7 anos e meio devem viajar em algum dispositivo de retenção (cadeirinha);

– Lembre-se de ajustar o banco e todos os espelhos retrovisores antes de sair;

– Respeite sempre a sinalização;

– Nunca dirija alcoolizado ou sob o efeito de outras drogas;

– Mantenha uma distância segura do veículo da frente e respeite a distância de 1,5m do ciclista;

– Atenção redobrada em cruzamentos e semáforos, mesmo que a preferência seja sua;

– Nas estradas, mantenha os faróis acesos. É lei e ajuda a garantir a sua segurança;

– Diante de um imprevisto, pare em local seguro, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de segurança a pelo menos 30 metros da traseira do veículo.


Palavras-chave: , ,