Publicado em: 23/02/2017 - Última modificação: 01/03/2017 - 12:26

SAMU alerta população sobre riscos de trotes neste feriado de Carnaval

ATENÇÃO - É preciso conscientização de todos, pois uma simples brincadeira pode deixar de salvar vidas

Atendimento SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itanhaém preparou uma programação especial para garantir a segurança da população local e dos turistas que estarão na Cidade durante o Carnaval. Porém, um dos grandes problemas enfrentados pela equipe são as ligações falsas, ou seja, os famosos trotes. É preciso a conscientização de todos, pois uma simples brincadeira pode deixar de salvar vidas.

Dados apontam que em 2016 foram recebidas 68.970 ligações na Cidade. Destas, 6.639 foram trotes, isto é, chamadas para falsas ocorrências foram responsáveis por 9,6% do total. É importante ressaltar que a agilidade é essencial quando a questão é salvar vidas e os trotes são os principais empecilhos nos primeiros socorros às vítimas.

O coordenador-geral do SAMU Itanhaém, Dr. Jonatas Pimentel, alerta que este é um grande problema enfrentado diariamente. “As pessoas devem ter conhecimento do quanto é errado fazer o trote, pois além de nos atrapalhar, podemos deixar de salvar alguém”, afirma. O médico relata ainda que as pessoas, em sua maioria, ligam informando uma ocorrência falsa ou endereço errado, e isso também dificulta o atendimento. “O que mais atendemos são traumas (decorrentes de tombos, acidentes de moto, atropelamentos e acidentes de trânsito em geral). Chegamos ao local e não tem nada, ou o endereço não confere. Nesse meio tempo, pode ter alguém precisando de atendimento de verdade”, desabafa o coordenador do SAMU, que pede conscientização por parte da população.

REFORÇO NO CARNAVAL – Haverá uma Unidade de Suporte Básico (USB) reforçando o atendimento nas programações realizadas pela Prefeitura, além das três USBs e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) que já atendem o Município. Um total de 92 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermagem, condutores e telefonistas auxiliares de regulação médica trabalharão no período, para cobrir os atendimentos no Carnaval.

REGIONAL – O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional – Litoral Sul é responsável pela regulação de atendimento de seis municípios: Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Pedro de Toledo e Itariri, além de Itanhaém (município sede da Regulação).

Palavras-chave: , ,