Publicado em: 23/02/2017 - Última modificação: 01/03/2017 - 12:28

Veja algumas dicas para não perder a energia neste Carnaval

SAÚDE - Vai ter folia e muita diversão, mas alguns cuidados são necessários antes e durante a festa

Cuidados no Carnaval
Para enfrentar a maratona de blocos carnavalescos, saiba as dicas para manter a energia neste Carnaval

Confete, serpentina, fantasia e alegria. É assim que vai ser o Carnaval ItaFolia. Porém, os foliões devem ter alguns cuidados com alimentação e bebidas que serão consumidas neste período para que os dias de folga e diversão não acabem mais cedo. Para enfrentar a maratona de blocos carnavalescos, uma nutricionista dá dicas sobre como manter a energia.

Valéria Setter Galvão, profissional do Centro Especializado em Diabetes de Itanhaém (CEDI), explica sobre os cuidados nos dias de festa. “Lembre-se que o álcool desidrata. Nos intervalos dos blocos, busque uma hidratação, com água, suco natural, água de coco, e não fique muitas horas sem se alimentar. Mesmo nesta época de festa, procure fazer as refeições de maneira saudável, assim o folião poderá aproveitar os dias de Carnaval com disposição”.

Valéria ressalta os cuidados com a alimentação fora de casa: “Busque saber a procedência dos alimentos, como foi feito e se o estabelecimento tem autorização junto aos órgãos da Vigilância Sanitária”. Já sobre o cardápio das crianças, ela diz: “Tenha o máximo de atenção com os produtos da mesma forma, hidrate os pequenos o tempo inteiro e evite fritura neste calor. Uma boa dica são as frutas”.

A nutricionista orienta ainda a relaxar sempre que se sentir cansado, respeitando os limites do corpo. “Não abuse logo de cara, seja moderado para que tenha condições de curtir todos os dias de folia”, comenta.

Para aproveitar bem o feriado prolongado, veja algumas dicas importantes:

– Comer a cada três horas;

– Evitar carnes e lanches gordurosos;

– Consumir bebidas alcoólicas com moderação e nunca com o estômago vazio;

– Comer frutas, legumes e verduras;

– Não dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas;

– Levar barras de cereais;

– Utilizar roupas leves e confortáveis, especialmente os calçados;

– Beber muita água;

Manter o estômago com algum alimento, mas sem exageros.

A Prefeitura organizou uma extensa programação de Carnaval. A festa tem início nesta sexta-feira (24). Confira a agenda do ItaFolia 2017 no link: http://www2.itanhaem.sp.gov.br/itafolia2017/

Palavras-chave: , , ,