Publicado em: 01/03/2017 - Última modificação: 01/03/2017 - 16:57

Futsal vai além das competições e vira ferramenta de inclusão social

FUTSAL - Associação Cidadão Melhor dá aulas para jovens

Futsal Escolinha
Crianças de diversas idades praticam esporte na quadra da E.M. Profª Maria Cristina Macedo Gomes

Esporte não é sinônimo apenas de disputa. É um meio de transformar a vida de milhões de jovens pelo Brasil afora, por meio de bons exemplos, treino, dedicação e disciplina. Com essa visão, a Associação Cidadão Melhor dá aulas gratuitas de futsal para meninos e meninas na quadra da Escola Municipal Profª Maria Cristina Macedo Gomes.

Quem comanda as atividades é o professor José Roberto Alves, de 54 anos. Entretanto, poucos irão conhecê-lo pelo nome completo e sim pelo apelido “Mum-Rhá”. Ele é professor há 34 anos, sendo 20 na E.M. Bernardino de Souza Pereira e os restantes em sua escola atual.

Sobre a importância de seu trabalho, Mum-Rhá é só orgulho. “A intenção é promover a integração social. Temos uma ajuda por meio do programa Aqui Tem Esporte e também de pais de alunos que oferecem uma ajuda de custo. Vale a pena”.

“Algumas meninas daqui já chegaram ao futebol profissional, jogaram em clubes como o Santos F.C., entre outros. Um exemplo disso é a Fran (atleta da seleção brasileira), que começou aqui. Mas o intuito não é necessariamente de revelar atletas profissionais. Se algum deles conseguir, será uma dádiva”, disse o treinador.

Atualmente, a Associação Cidadão Melhor tem 114 alunos. As inscrições estão abertas até que o número total de 150 seja preenchido. Os meninos (de 4 a 17 anos) treinam de segunda, quarta e sexta; já as meninas (de 7 a 17 anos) vão às terças e quintas. Entretanto, algumas alunas que não podem comparecer nos seus dias acabam praticando juntamente com os garotos. Os treinos vão das 18 às 22 horas, com as atividades sendo realizadas gradativamente dos mais novos para os mais velhos.

Palavras-chave: , ,