Publicado em: 01/03/2017 - Última modificação: 01/03/2017 - 18:52

Lutador itanhaense de muay thai conquista resultados expressivos na Tailândia

ARTES MARCIAIS - Thiago Alves já conquistou títulos no exterior e agora faz parte do Max Muay Thai

Lutador Thiago Alves - Muay Thai
Itanhaense conquistou mais uma vitória no dia 19 (Foto Divulgação)

“Muitas vezes lutamos para sobreviver”. A frase é do atleta de muay thai Thiago Alves, de 28 anos. A rotina de atleta envolve muitas horas de treino, dedicação e perseverança. Agora, ele luta profissionalmente na Tailândia – o berço do esporte – e conquistou diversos resultados expressivos nos últimos meses.

O mais recente deles foi uma vitória diante do atleta local Robert Jor Chaiwat, no último dia 19. A luta foi a sua estreia no evento Max Muay Thai, sendo que anteriormente ele já havia sido campeão no Super Muay Thai e também no Bangla Boxing Stadium, um dos principais do país – com direito a três lutas em uma só noite. O próximo desafio, já pelo cinturão do Max, também envolve disputas consecutivas e acontecerá no dia 26 de março.

“Tive a oportunidade de lutar nos principais eventos televisionados na Tailândia. No Super, fiz oito lutas e fui o primeiro brasileiro a ganhar a competição. No Max, fiz a minha primeira participação e consegui vencer um atleta experiente”, disse Thiago, que em pouco mais de um ano no local já fez 33 lutas. “Luto até mesmo quando estou machucado. Essa é uma realidade que poucos conhecem”.

Thiago começou a lutar com 20 anos na Tailan Boxe, academia do treinador Eduardo Vieira. Ele só deixou de treinar em Itanhaém justamente no período em que foi para o exterior. Ainda assim, na Tailânda, foi recomendado pelo seu treinador a conhecidos e mantém contato com o Brasil diariamente.

“Ele deve voltar em breve para descansar e ver a família, mas já estamos estudando um meio de arrecadar fundos para enviá-lo de volta para a Tailândia após esse período”, disse o professor Eduardo. “Por isso que fizemos um esforço para enviá-lo para lá. Sabia que valeria cada centavo que suamos para arrecadar”.

Sobre o aluno e amigo, Eduardo é só elogios. “Sempre acreditei muito nele. Eu via seus olhos brilharem como se estivessem dizendo ‘Agora encontrei meu caminho’. Diferentemente de muitos atletas talentosos que não deram certo por serem preguiçosos, o Thiago sempre teve muita dedicação. Ele enfrenta seus adversários de igual para igual, sem medo”.

AULAS – Adultos e crianças de ambos os sexos podem aprender mais sobre o muay thai na escolinha que fica no Ginásio de Artes Marciais, do Belas Artes (Rua Professora Alice Teixeira de Saraiva, 62). As atividades são comandadas pelo professor Eduardo Vieira. Os treinos acontecem de segunda e quarta, das 17h30 às 18h30, e de terça e quinta, das 9h30 às 10h30. Os inscritos geralmente aguardam a formação de novas turmas, no início de cada mês.

Palavras-chave: ,