Publicado em: 13/03/2017 - Última modificação: 16/03/2017 - 19:02

Biblioteca Municipal participa de projeto de acessibilidade

ACESSO UNIVERSAL - Um kit completo da obra “O Pequeno Príncipe” está disponível, totalmente adaptado para pessoas com deficiência auditiva e visual

Projeto de acessibilidade - Biblioteca Municipal
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da E. M. Silvia Regina Schiavon Marasca tiveram a oportunidade de conhecer o novo kit

Com o objetivo de levar a leitura ao alcance de todos, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim está participando do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. Um Kit completo da obra clássica “O Pequeno Príncipe” está disponível na unidade de Itanhaém, totalmente adaptado para pessoas com deficiência auditiva e visual.

Biblioteca Municipal participa de projeto de acessibilidade

O kit é composto por livro impresso em Leitura Fácil, um DVD de Audiovisual Acessível (formatos audiolivro, descrição de imagens, tradução e interpretação em Libras e Legendas) e um CD com arquivos acessíveis nos formatos Daisy (livros-sonoros) com voz humana, Daisy com voz sintética, leitura fácil, TXT Leitura ampliada/Leitura ampliada com contraste e PDF. A obra foi doada pela organização social ‘Mais Diferenças’, vinculada ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

VISITA – Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da E. M. Silvia Regina Schiavon Marasca tiveram a oportunidade de conhecer o novo kit durante visita no último dia 10. A professora do 2º ano Sara Mazzei realizou a dinâmica com figuras relacionadas à obra. As crianças eram vendadas e ouviam a descrição de um desenho. Após retirar a venda, o aluno tinha que desenhar o que imaginou enquanto ouvia a professora. “A proposta é que eles entendam que podemos aprender a ler de outras formas. E as crianças ficam felizes ao descobrirem coisas novas, como ao perceberem que o livro que elas têm em casa está em versão Braille aqui na Biblioteca”, afirmou a professora.

Umas das alunas, Sofia Ferreira Guerra, de 7 anos, contou que ficou feliz em saber desenhar o que estava apenas ouvindo. “Foi a minha parte favorita”.

SisEB – O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, da Secretaria Estadual da Cultura, tem como objetivo incentivar ações em bibliotecas consideradas ativas por intermédio de oficinas e palestras. Foi criado pelo Decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984, e reformulado pelo Decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010, e é uma rede composta por 828 unidades em 609 municípios paulistas, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL).

Palavras-chave: , , ,