Publicado em: 14/03/2017 - Última modificação: 20/03/2017 - 18:17

No projeto Preparando o Futuro, profissionais capacitam alunos para o mercado de trabalho

EDUCAÇÃO - Desenvolvido por funcionários da Guarda Municipal, o curso, que está na sua segunda edição, conta com aulas teóricas e visitas técnicas

Preparando o Futuro
As aulas são realizadas três vezes na semana, das 14 às 17 horas

Para garantir um futuro melhor, é preciso investir no hoje. Pensando nisso, as aulas da segunda edição do projeto “Preparando o Futuro”, desenvolvido por funcionários da Guarda Municipal de Itanhaém, tiveram início na última segunda-feira (13). Três vezes por semana, de segunda, terça e quarta, das 14 às 17 horas, 30 alunos do 9º ano da Escola Municipal Dalva Dati Ruivo se reúnem para aprofundar os conhecimentos nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa e matemática. E para aprenderem sobre administração e logística.

Confira as fotos

O objetivo é ensinar aos jovens o caminho de uma profissão e a exercer sua cidadania. As aulas são ministradas na Base Comunitária da Guarda Civil Municipal, no Suarão, mesma região onde está instalada a escola. Mas não fica apenas em quatro paredes não. A grade do curso inclui visitas em empresas, órgãos e corporações nas quais os alunos possam aprender e vivenciar experiências com profissionais de diversas áreas e conhecer o leque de ocupações. Os estudantes também realizam passeios turísticos, históricos e culturais.

Para capacitar os jovens para a conquista do primeiro emprego, os professores ensinam técnicas e estratégias direcionadas ao mercado de trabalho para os alunos, mostrando a maneira correta de se comportar em entrevista e elaborar currículos.

O guarda municipal, diretor do projeto e professor da disciplina de Logística, José Aparecido da Silva Bezerra, ressalta: “O objetivo é preparar desde já os adolescentes para que eles estejam qualificados e possam exercer cargos de chefia dentro da Cidade. E para que tenham a possibilidade de concorrer com qualquer outro estudante para diversas oportunidades, tanto para vagas de emprego como vestibular. Além disso, atraí-los para o lado da segurança pública, mostrar o dia a dia dos que atuam na Guarda e na Polícia, assim, despertando o respeito e até mesmo o interesse pela profissão”.

A primeira edição do Preparando o Futuro foi realizada no ano passado, entre os meses de setembro e novembro, com entrega de certificados e formatura em dezembro. A evolução no comportamento foi notada na unidade escolar. “Ano passado começamos com o projeto piloto e notamos a grande diferença na questão da disciplina dos alunos. Foram apenas pontos positivos. Do ano passado para cá tivemos o dobro de inscrições”, afirma a diretora da Escola Municipal Dalva Dati Ruivo, Alessandra Martins de Souza Bento.

O curso vai além do aspecto profissional. A equipe busca dar subsídio para que os jovens adquiram o respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade nas relações pertinentes ao ambiente de trabalho, auxiliando os adultos na transformação da consciência do homem e o seu comportamento. A conclusão do curso é de três meses. A previsão é de que a formatura, com a entrega de certificados, seja realizada em julho.

Palavras-chave: ,