Publicado em: 16/03/2017 - Última modificação: 22/03/2017 - 14:56

Artesp define proposta vencedora de Concessão do Aeroporto de Itanhaém

INVESTIMENTO - Consórcio ganhador, Voa São Paulo, foi definido nesta quinta-feira (16) pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo

Aeroporto
Aeroporto de Itanhaém possui pista de 1.350 metros

Nesta quinta-feira (16), a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) recebeu as propostas de licitantes interessados na concessão de cinco aeroportos estaduais. Dentro deste grupo, está o aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, de Itanhaém. A oferta selecionada pela entidade foi a do consórcio “Voa São Paulo”, de R$ 24,439 milhões, o que representa ágio de 101% sobre o valor mínimo de outorga previsto para a licitação (R$ 12,159 milhões), valor destinado ao governo estadual.

O consórcio é formado pelas empresas Terracom Construções, ALC Participações e Empreendimentos, Estrutural Concessões de Rodovias, Nova Ubatuba Empreendimentos e Participações, e MPE Engenharia e Serviços. Agora, segundo a Artesp, será feita uma extensa análise de documentação para assegurar que a vencedora está apta para iniciar os trabalhos.

Além do aeroporto local, a concessão envolve os aeroportos Gastão Madeira (Ubatuba), Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), Campo dos Amarais (Campinas) e Arthur Siqueira (Bragança Paulista). Ao longo dos trinta anos de contrato, o concessionário deve investir cerca de R$ 93 milhões no conjunto. O aeroporto de Itanhaém receberá R$ 15,78 milhões deste montante.

O aeroporto de Itanhaém possui pista de 1.350 metros, terminal de passageiros com 1.560 m² (sendo 500 m² do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp e 1.060 m² da Petrobras), com estacionamento para 50 veículos. No ano de 2016, recebeu 13.479 passageiros e 11.538 aeronaves, sendo o 4º mais movimentado da rede do Daesp neste período.

Os investimentos no aeroporto da Cidade vão desde melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização, como também reformas nos terminais e ampliações de hangares. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, comentou: “Esta novidade é importantíssima para a nossa região. A nova infraestrutura deve impactar diretamente no desenvolvimento econômico da região, o que traz novas perspectivas de empreendimentos. Itanhaém está cada vez mais valorizada no cenário estadual”.

O prefeito Marco Aurélio Gomes também comemorou a notícia: “O aeroporto tem registrado movimento intenso de pousos e decolagens nos últimos anos. Os registros de movimentação do Daesp mostram a sua importância estratégica. A notícia de que o processo segue em andamento traz muita confiança. É uma vitória para todos nós”.

Estiveram presentes no anúncio o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, acompanhado da assessora de gabinete Cintia Rossi Depieri, e o presidente da Associação Comercial de Itanhaém, Marcelo Zanirato, juntamente com o diretor André Olímpio.

Palavras-chave: ,