Publicado em: 17/03/2017 - Última modificação: 17/03/2017 - 17:54
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Itanhaém tem 100% de praias próprias para banho de mar neste fim de semana

MAR E HISTÓRIA - Outras opções são atrativos turísticos, como a Cama de Anchieta, Gruta e o monumento Mulheres de Areia



Balneabilidade
Praias estão 100% balneáveis neste fim de semana

Compatilhar:

Visitar o Centro Histórico e conhecer um pouco mais sobre a história da segunda Cidade mais antiga do Brasil é uma boa opção, mas para quem quer cair na água, temos uma ótima notícia. O fim de semana será de praias com excelente balneabilidade, segundo dados apresentados pela Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), responsável pelo monitoramento da qualidade da água do litoral paulista. O período de amostragem é de 12 de fevereiro a 12 de março.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Campos Elíseos, Suarão, Parque Balneário, Praia dos Pescadores, Jardim Cibratel, Praia dos Sonhos, Jardim São Fernando, Suarão, Estância Balneária, Balneário Jardim Regina, Balneário Gaivota e Centro são as doze praias aprovadas. Durante o passeio, os visitantes e moradores podem se divertir, praticar esportes e aproveitar para conhecer os pontos turísticos.

Uma das alternativas mais populares é a Praia dos Sonhos. Com cerca de 800 metros de extensão, ela é conhecida por abrigar eventos esportivos, culturais e a famosa virada do ano em Itanhaém. É uma das mais visitadas por turistas durante os fins de semana e feriados.

Outra praia bastante conhecida é a Praia dos Pescadores. Famosa por ser cenário da primeira versão da novela ‘Mulheres de Areia’ (1973), da TV Tupi, ela possui uma estátua homenageando a telenovela.

A praia tem cerca de 600 metros de extensão e é muito frequentada por surfistas, neste pequeno trecho de mar entre o costão rochoso do Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras. Lá estão ótimas ondas para o surf, em meio a barcos de pescadores que a todo momento entram e saem do mar em busca de peixes para comercialização nas barracas da praia.

PRAIA DA SAUDADE – Sendo um atrativo pela tranquilidade que oferece, a Praia da Saudade é muito frequentada por quem gosta de ter contato com a natureza e desfrutar do lazer e a prática da pesca que o local proporciona. Está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava e o acesso é feito pela trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha. Em suas proximidades está a Ilha da Saudade, conhecida como Pedra do Carioca, atraindo diariamente a pesca artesanal e amadora. Também é possível observar a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores. Com as características de um rio, por não conter ondas, é um ambiente sossegado. Além de tantos aspectos positivos, uma de suas vistas é o encontro do Praião com o Rio Itanhaém, que forma a Boca da Barra.

POCINHO DE ANCHIETA E PRAIA DO CIBRATEL – Para quem procura um local calmo e bem arejado para praticar esportes, não deve deixar de lado a Praia do Cibratel. Tanto para crianças quanto para idosos, o local dispõe de uma grande orla, além de ter uma vista privilegiada de toda a extensão litorânea. É considerada adequada para a prática do kitesurf e surf. No local fica o Pocinho de Anchieta, que forma uma espécie de piscina natural. A pesca esportiva também não fica de fora.

NOVA ORLA DO CENTRO E PRAIÃO – Um dos mais belos pontos da Cidade, a Nova Orla do Centro tem cerca de dois quilômetros de extensão. É ideal para a prática de esportes e para o lazer, por ter ciclovia, espaço de skate e patins, e caminhadas. Completando o cenário, o Praião  (ou Praia do Centro) é um dos locais mais frequentados e tem ótima balneabilidade, além disso, abriga restaurantes e quiosques que oferecem a deliciosa comida caiçara.


Palavras-chave: ,