Publicado em: 22/03/2017 - Última modificação: 31/03/2017 - 19:29

Câmeras de monitoramento contemplam mais quatro regiões de Itanhaém

SEGURANÇA - Além da região central, mais 19 equipamentos operam para atender os bairros Praia dos Sonhos, Belas Artes, Sabaúna e Suarão

Central de Monitoramento por Câmeras registrou mais de 9 mil ocorrências em 2016
O COI funciona 24 horas e conta com funcionários operando no local durante todo esse período

O Centro de Operações e Inteligência (COI) ampliou o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo na Cidade. Agora, além da região central, outros quatro bairros de Itanhaém foram contemplados com mais 19 equipamentos. Foram instaladas oito câmeras na Praia dos Sonhos, quatro no Suarão e sete no Belas Artes e Sabaúna. A ação faz parte do Programa Cidade Segura, desenvolvido pela Administração Municipal.

No total, são 47 câmeras. Com os novos aparelhos, somam-se 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As outras 32 são modelos fixos, que além de prestarem auxílio às de 360º, também oferecem maior precisão nos registros.

As câmeras funcionam com um servidor e um programa moderno de alta qualidade, que permitem um tempo maior de gravação e imagens com maior nitidez, sem travar. Também contam com o sistema de gerenciador de procedimentos de serviços, o Getran. Além disso, há oito câmeras de segurança dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, que auxiliam no monitoramento do local.

A unidade do COI está instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). No local, a equipe integrada pela Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito estão em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há algum tipo de problema. A central de monitoramento mantém comunicação ágil com a Polícia Militar e Civil, o que torna rápida a comunicação com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pelo COI para solucionar ocorrências.

IMAGENS – O responsável pelas imagens é o coordenador operacional do Centro de Operações e Inteligência, Marcelo Braga Alves, que é da classe especial da Guarda Municipal. Seis pontos onde estão instaladas as câmeras ficam disponíveis para acesso no site oficial da Prefeitura de Itanhaém, por meio do Itanhaém Ao Vivo. As outras não estão disponíveis porque estão instaladas em pontos de interesse exclusivo da equipe de segurança.

Em caso de fatos em que foi elaborado Boletim de Ocorrência Policial, a população pode solicitar o acesso às imagens por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança. O interessado deve preencher um documento de solicitação, assim como apresentar original e cópia do B.O.

Após esse procedimento, as imagens ficam à disposição das Polícias Militar e Civil, e da Justiça, para investigações. Se as autoridades requererem posse das imagens, a solicitação também é feita por meio de documento, via ofício. Todas as imagens ficam no sistema durante um período de 30 dias após o registro. A Secretaria está localizada na Rua Capitão Manoel Bento, 19, Centro, telefone: (13) 3426-5789 / 3426-5790.

Palavras-chave: , , , , , ,