Publicado em: 23/03/2017 - Última modificação: 28/03/2017 - 18:49

Câmera de segurança impede furto no Posto de Informações Turísticas

AÇÃO - No total, são 47 câmeras que contemplam a região central da Cidade e os bairros Praia dos Sonhos, Suarão, Belas Artes e Guapiranga

Câmera de Monitoramento
O flagrante aconteceu na madrugada desta quinta-feira (23)

O sistema de monitoramento por câmeras em Itanhaém presta apoio fundamental para as equipes de segurança da Cidade. Na madrugada desta quinta-feira (23), os aparelhos que foram recentemente instalados no ponto turístico Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia dos Sonhos, gravou um indivíduo em atitude suspeita ao lado do Posto de Informações Turísticas (PIT) da praça. Imediatamente a Central de Operações e Inteligência (COI) acionou a viatura da Guarda Civil Municipal (GCM), que foi ao local e deteve o indivíduo.

A ocorrência foi apresentada às autoridades da Polícia Civil de plantão que ratificou a voz de prisão e deteve o indivíduo por furto qualificado e danos. O homem havia quebrado a janela do PIT e furtado duas barras de alumínio.

CIDADE SEGURA – No total, são 47 câmeras que contemplam a região central da Cidade e os bairros Praia dos Sonhos, Suarão, Belas Artes e Guapiranga. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As outras 32 são modelos fixos, que além de prestarem auxílio às de 360º, também oferecem maior precisão nos registros.

As câmeras funcionam com um servidor e um programa moderno de alta qualidade, que permitem um tempo maior de gravação e imagens com maior nitidez, sem travar. Também contam com o sistema de gerenciador de procedimentos de serviços, o Getran. Além disso, há oito câmeras de segurança dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, que auxiliam no monitoramento do local.

COI – A Central de Operações e Inteligência (COI) está instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). No local, equipe da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito estão em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há algum tipo de problema. A central de monitoramento mantém comunicação ágil com a Polícia Militar e Civil, o que torna rápida a comunicação com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pelo COI para solucionar ocorrências.

IMAGENS – O responsável pelas imagens é o coordenador operacional do Centro de Operações e Inteligência, Marcelo Braga Alves, que é da classe especial da Guarda Municipal. Seis pontos onde estão instaladas as câmeras ficam disponíveis para acesso no site oficial da Prefeitura de Itanhaém, por meio do Itanhaém Ao Vivo. As outras não estão disponíveis porque estão instaladas em pontos de interesse exclusivo da equipe de segurança.

Em caso de fatos em que foi elaborado Boletim de Ocorrência Policial, a população pode solicitar o acesso às imagens por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança. O interessado deve preencher um documento de solicitação, assim como apresentar original e cópia do B.O.

Após esse procedimento, as imagens ficam à disposição das Polícias Militar e Civil, e da Justiça, para investigações. Se as autoridades requererem posse das imagens, a solicitação também é feita por meio de documento, via ofício. Todas as imagens ficam no sistema durante um período de 30 dias após o registro. A Secretaria está localizada na Rua Capitão Manoel Bento, 19, Centro, telefone: (13) 3426-5789 / 3426-5790.

Palavras-chave: , , , ,