Publicado em: 27/03/2017 - Última modificação: 27/03/2017 - 18:41

Com a parceria do Movimento Paulista, Itanhaém investe no trânsito

META - No Estado de São Paulo, 94% das mortes ocorridas no trânsito são por falhas humanas e o programa foi criado com o objetivo de reduzir esta estatística

Semáforo
Semáforo, viatura, construção lombofaixas, mini-rotatória e equipamentos foram alguns dos investimentos

Com o objetivo de diminuir pela metade as vítimas nos acidentes de trânsito até 2020, o Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Movimento Paulista de Segurança. E desde o ano passado Itanhaém é parceira desta causa. Após o convênio, foram realizados estudos com definições de prioridades e a Cidade pôde investir no trânsito para promover a segurança viária.

Em Itanhaém foram implantados semáforos nos acessos aos viadutos do Jardim Sabaúna (Cesp) e do Centro. Os sinais operam no trecho inicial da Avenida Harry Forssell e no trevo da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, região que abriga a Rodoviária de Itanhaém, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Paço Municipal II. O segundo ponto é o cruzamento da Avenida João Mariano Ferreira com o viaduto da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na Vila São Paulo, local que dá acesso à região central. As implantações também contam com semáforos para pedestres.

No investimento está a compra de uma viatura para os agentes de trânsitos. Além disso, para o projeto “Educação de Trânsito nas Escolas”, foram comprados equipamentos de informática para palestras que serão realizadas nas escolas municipais pela equipe da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, no segundo semestre deste ano. Para completar, o projeto inclui construção de duas lombofaixas e uma mini-rotatória na extensão da Avenida José Batista Campos, no Oásis.

INFOSIGA – No Estado de São Paulo, 94% das mortes ocorridas no trânsito são por falhas humanas. É o que revela o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito por meio do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP). Segundo o Infosiga, em 2016 foram registrados 192.582 acidentes com vítima somam 5.727 óbitos ocorridos no Estado de São Paulo. Nos dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, foram registrados 27.432 acidentes com vítimas, sendo um total de 823 óbitos.  Motociclistas foram as maiores vítimas dos acidentes fatais seguidos dos pedestres, automóveis, bicicletas e caminhão.

MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

Palavras-chave: , , , ,