Publicado em: 28/03/2017 - Última modificação: 31/03/2017 - 19:29

“Com o empréstimo comprei equipamentos”, diz Luiz sobre Banco do Povo

OPORTUNIDADE - Programa oferece linhas de créditos com a menor taxa de juros pré-fixada do mercado, de 0,35% ao mês

Empreendedor Luiz Vitor Moraes de Almeida Baptista

O empreendedor Luiz Vitor Moraes de Almeida Baptista, de 25 anos, montou recentemente uma empresa de audiovisual, mas para dar fôlego ao negócio teria de investir na compra de novos equipamentos para aumentar a expectativa. Soube por um amigo e decidiu procurar as facilidades oferecidas pelo Banco do Povo Paulista, do Governo Estadual, que oferece linhas de créditos com a menor taxa de juros pré-fixada do mercado, de 0,35% ao mês, compatível com o bolso do microempreendedor formal e informal, inclusive do produtor rural.

Um capital de giro representa melhores condições ao empreendimento. No Banco do Povo Paulista os juros são os menores do mercado, contribuindo para a eficiência da empresa em ampliar o negócio e diminuindo a inadimplência. “Em 2013, consegui o empréstimo no valor de R$ 5 mil. Usei o dinheiro para comprar minha primeira câmera fotográfica T3i. Já o segundo, neste ano, foi de R$ 7 mil. Procurar o Banco do Povo foi minha melhor opção também por causa dos parcelamentos”, ressalta Luiz Vitor, que é formado em cinema e audiovisual.

O empréstimo do programa estadual, que pode chegar a R$ 20 mil, incentiva o crescimento da empresa por intermédio de um financiamento que pode ser quitado de 12 a 36 meses, com carência de até 90 dias. O Banco do Povo Paulista, em Itanhaém, tem liberado, em média, de dez a doze linhas de créditos por mês.

De acordo com dados apresentados no Via Rápida Empresa, foram abertas nos últimos seis meses 604 novas empresas na Cidade. O aumento no número de empresas ativas no Município atingiu um patamar histórico em 2017 e superou a marca de 10 mil.

Outro microempreendedor que também foi beneficiado com o empréstimo é Felipe Souza Agra, de 25 anos. O jovem montou uma empresa voltada para o ramo de alimentos, precisou regularizar serviços administrativos e ampliar o estoque. “Criei uma empresa especializada em cestas básicas. Os R$ 7 mil emprestados foram importantes para dar infraestrutura e expectativa de expansão do meu negócio. Todas as pessoas tinham que saber o quanto é importante este programa para nós, empreendedores”.

O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13h30 às 16h30, na Avenida Harry Forssell, 1.505, no Jardim Sabaúna. Informações pelos telefones: 3426-9669 e 3426-7674.

SOBRE O PROGRAMA – Banco do Povo Paulista disponibiliza microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com as prefeituras, conforme prevista na Lei Estadual nº 9.533, de 30 de abril de 1997 e no Decreto Estadual nº 43.283, de 3 de julho de 1998. A finalidade é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo.

SEBRAE AQUI – Para quem deseja começar um negócio, o serviço oferece orientações básicas sobre o mercado formal, inclusive para microempreendedores individuais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itanhaém, a unidade regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Comercial de Itanhaém (ACAI). A sala de atendimento está disponível de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Bloco 3.

CONHEÇA O BANCO DO POVO PAULISTA

O objetivo do Banco do Povo Paulista é promover a geração de emprego e renda por meio da concessão de empréstimos para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. No Banco do Povo Paulista as prestações cabem no seu bolso.

Veja os exemplos abaixo:

Se você é microempreendedor formal ou informal, inclusive produtor rural, e precisa de recursos para investir no seu negócio, o Banco do Povo Paulista oferece empréstimos de R$ 200 até R$ 20 mil em condições especiais.

O QUE PODE SER FINANCIADO

Abertura e regularização de empresas;
Compra de mercadorias e matérias-primas;
Compra e conserto de máquinas e equipamentos;
Compra e conserto de automóveis e motocicletas;
Compra de animais e insumos agrícolas.

CONDIÇÕES

De 12 até 36 meses para pagar;
Carência de até 90 dias;
Taxa de juros de 0,35% ao mês.

REQUISITOS

Desenvolver atividade produtiva (formal ou informal) nos municípios contemplados pelo BPP.
Se pessoa física, residir ou ter negócio no município há mais de 2 anos;
Ter faturamento bruto de até R$ 360 mil/ano;
Não possuir restrições cadastrais.

GARANTIAS EXIGIDAS

Avalista (pessoa física, com nome limpo, pode ser parente de 1º grau que não participe do negócio);
Alienação fiduciária dos bens financiados (quando se tratar de automóveis ou motocicletas).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

PARA EMPRESA (originais e duas cópias)

Contrato social e alterações;
Cartão do CNPJ;
Cartão de Inscrição Estadual;
Cartão de Inscrição Municipal;
RG dos sócios e dos cônjuges (se houver);
CPF dos sócios e dos cônjuges (se houver);
Comprovante de Residência dos sócios;
Certidão de Casamento dos sócios (se houver);
Orçamento do bem a ser financiado.

PARA PESSOA FÍSICA (originais e duas cópias)

RG do cliente e cônjuge (se houver);
CPF do cliente e cônjuge (se houver);
Comprovante de Residência;
Certidão de Casamento (se houver);
Orçamento do bem a ser financiado.

PARA AVALISTA (originais e duas cópias)

RG do avalista e cônjuge (se houver);
CPF do avalista e cônjuge (se houver);
Certidão de Casamento (se houver);
Comprovante de Residência;
Comprovante de Renda ou Declaração de Capacidade de Pagamento.

Palavras-chave: ,