Publicado em: 04/04/2017 - Última modificação: 11/04/2017 - 17:38

Alunos encontram na EJA novas perspectivas para o futuro

MAIS OPORTUNIDADES - Além das aulas regulares, os estudantes cursam Panificação e Confeitaria (Ciclo I) e Empreendedorismo (Ciclo II)

Alunos EJA - Curso de Capacitação

Além de garantir o retorno aos estudos, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Itanhaém também estão tendo a oportunidade de aprender novas profissões. Em uma iniciativa do Programa Mais Oportunidades, o Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI) está oferecendo cursos aos alunos dos Ciclos I e II.

Alunos encontram no EJA novas perspectivas para o futuro

Atualmente, mais de 370 alunos de Itanhaém estão matriculados na EJA, que oferece aulas em todos os níveis do Ensino Fundamental. Os estudantes do Ciclo I podem fazer o curso profissionalizante de Panificação e Confeitaria, com duração de um semestre, enquanto que os estudantes do Ciclo II têm a oportunidade de cursar Empreendedorismo, com duração de dois semestres.

Moradora do Iemanjá, Quitéria Maria Ferreira, de 47 anos, está desempregada, retornou aos estudos há um ano e meio e vê nas aulas da EJA a oportunidade para mudar de vida. “Eu parei de estudar na 4ª série (atual 5º ano) e voltei porque pretendo conquistar um emprego. Se eu tiver mais aprendizagem, consigo um serviço melhor”.

Quitéria afirma que está gostando muito das aulas regulares e pretende seguir na nova profissão. “Estou adorando as aulas e quero aprender ainda mais. Tenho pretensão de fazer esse curso e me profissionalizar porque gosto de trabalhar com comida”.

Outro aluno que também está esperançoso com as aulas é Alexandre Firmino Dunkel, de 32 anos, que atualmente trabalha com serviços gerais. “Eu parei de estudar porque, entre outros motivos, tinha que trabalhar. Agora estou retornando para aprender mais e ter um objetivo melhor na vida. Eu acho que terei um emprego melhor, uma profissão melhor e poderei enxergar o mundo também de uma forma melhor”.

Para realizar matrículas e obter mais informações sobre a EJA, entre em contato com a escola mais próxima de sua residência ou na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro), pelo telefone (13) 3421-1700, ramal 1790.

Palavras-chave: , , , ,