Publicado em: 04/04/2017 - Última modificação: 11/04/2017 - 17:40

Prefeitura realiza ações de limpeza e manutenção por toda a Cidade

MANUTENÇÃO - Equipes estiveram nesta semana nos bairros Anchieta, Belas Artes, Centro, Jardim Mosteiro, Praia dos Sonhos, Savoy e Tupy

Limpeza - Serviços de manutenção

De manutenção de galerias a tubos, a Prefeitura de Itanhaém realiza a limpeza de diversos pontos espalhados pelos quatro cantos da Cidade. A iniciativa é da Secretaria de Serviços e Urbanização e um dos intuitos é de evitar pontos de alagamento em períodos chuvosos. A manutenção regular é realizada em todo o ano, com duas equipes de esgoteiros, veículos, caminhões, retroescavadeiras e caminhão de hidrojato.

Entre os serviços, está a desobstrução das galerias de águas (serviço que pode, inclusive, ser afetado por descartes irregulares de lixo), trocas de tubos quando danificados pela ação do tempo, manutenção das caixas de captação e suas tampas, e também a implantação de grelhas que aumentam na captação das águas – com os devidos estudos para que sejam executadas.

O secretário de Serviços e Urbanização, Vinícius Camba, fala sobre as tarefas: “Nossa secretaria está de portas abertas para ouvir as necessidades da população. O contato frequente com os moradores das áreas eventualmente atingidas ajuda a realizar este trabalho de forma rápida e eficiente”.

Além disso, o secretário destaca que os trabalhos preventivos também ocorrem: “Antes dos períodos de chuvas (a partir de setembro), a Prefeitura intensifica a limpeza dos rios que cortam o perímetro urbano do Município, como Rio do Poço, Rio Campininha, Rio Bicudo, Rio Cavuçu, Rio Montividio e Rio Paraná Mirim”.

GALERIAS PLUVIAIS – Na Avenida Manoel Lisboa, no Belas Artes, a galeria possui 40 m² de comprimento e o local havia sido rebaixado anteriormente para facilitar a evasão das águas. Já no Jardim Mosteiro, a Rua José Simões Neves também passa por reparos próximos às guias das calçadas.

TUBULAÇÃO – Consertos foram efetuados na Rua Pedro Américo, no Belas Artes, onde uma raiz de árvore obstruía o fluxo das águas e prejudicava o local; é o mesmo caso da Rua Pedro Orsi, no Cidade Anchieta. Outros serviços foram registrados no Tupy (Avenida Carlos Donner), onde houve instalação de novos tubos para que a limpeza pudesse ser executada, e no Savoy (Rua José Ferreira Franco), quando o caminhão de hidrojato foi chamado e houve a constatação de que a tubulação estava quebrada.

LIMPEZA – Na Estrada Coronel Joaquim Branco, a escavadeira hidráulica faz a limpeza dos canais e valas próximos às obras de instalação de aduelas, que também têm o objetivo de evitar alagamentos no futuro. Já o caminhão de hidrojato passou por diversos pontos da Cidade nos últimos dias, como Anchieta, Corumbá, Praia dos Sonhos, Umuarama e Avenida Condessa de Vimieiros, uma das mais movimentadas do Centro.

Palavras-chave: , , , , ,