Publicado em: 06/04/2017 - Última modificação: 10/04/2017 - 19:44

Itanhaém inicia elaboração do Plano Municipal de Cultura

PLANEJAMENTO - Documento norteará as políticas culturais da Cidade pelos próximos dez anos

O documento que norteará a política cultural na Cidade pelos próximos dez anos começou a ser discutido e elaborado em Itanhaém. A reunião de lançamento do processo de participação popular para elaboração do Plano Municipal de Cultura de Itanhaém (PMCI) aconteceu no dia 30, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

O encontro foi realizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Itanhaém (CMPCI), órgão representativo dos diversos segmentos de Cultura do município, apoiado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Um dos objetivos do plano é reconhecer as atividades no Município, com o objetivo de fomentar as ações em toda a Cidade.

O documento será norteado pelo respeito às diferenças, descentralização, bordas, tempo, escala humana, circulação, valorização e sensibilização. O próximo encontro está marcado para o dia 19 de abril, a partir das 9 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.

PMCI – O Plano Municipal de Cultura é o instrumento de planejamento que orientará a implantação das políticas culturais no Município pelos próximos dez anos. Construído a partir de participação social, o PMCI indicará as prioridades para a cultura na cidade, a partir da aprovação de diretrizes, ações e metas a serem efetivadas no próximo decênio.

O Plano deve conter diagnóstico do desenvolvimento da cultura; prioridades; objetivos gerais e específicos; prazos de execução; resultados e impactos esperados; recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários; mecanismos e fontes de financiamento; e indicadores de monitoramento e avaliação.

Integrado ao novo Conselho Municipal de Política Cultural e ao Fundo Municipal de Cultura, o PMCI permitirá a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, garantindo a continuidade das políticas e a ampliação da cidadania cultural.

Palavras-chave: ,