Publicado em: 07/04/2017 - Última modificação: 12/04/2017 - 19:04

Saiba o que fazer para evitar o cancelamento do título e regularizar situação

SERVIÇO - Interessados devem comparecer ao Cartório Eleitoral

Título de Eleitor
Atendimento é realizado das 12 às 18 horas

Eleitores que estão há três eleições consecutivas sem votar ou justificar e ainda não regularizaram a situação por meio do pagamento de multa terão uma nova chance. Para isso, deverão comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 2 de maio. Na Baixada Santista, 24.609 munícipes podem ter o título de eleitor cancelado caso não regularizem a situação com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Desse total, 1.677 são moradores de Itanhaém.

O procedimento é simples, rápido e não há necessidade de agendamento. O Cartório Eleitoral imprime o boleto com o valor da multa – R$ 3,51 para cada turno em que se deixou de votar – e o eleitor deverá ir até o banco ou lotérica para pagá-lo.

A consulta da situação do título e a impressão do boleto também podem ser feitas diretamente pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/). Assim, basta comparecer com RG e as multas pagas ao Cartório Eleitoral.

Os interessados devem se dirigir ao cartório de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, munidos de comprovante de residência e documento oficial com foto. A ausência pode acarretar o cancelamento do título de eleitor. O Cartório Eleitoral do Município fica na Rua Professora Dinorá Cruz, 71, Centro.

TÍTULO CANCELADO – Caso o eleitor deixe de regularizar a sua situação, ele pode ser impedido, por exemplo, de obter passaporte, participar de concursos públicos, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e conseguir empréstimos na Caixa Econômica Federal (CEF).

Palavras-chave: ,