Publicado em: 11/04/2017 - Última modificação: 17/04/2017 - 18:47

Escolas recebem gibis do TCE e Maurício de Sousa que incentivam crianças a fiscalizar

INFORMAÇÃO - A proposta é expor aos alunos o papel e importância do TCE na fiscalização dos órgãos e dos entes que utilizam recursos públicos

Aprendendo com gibi
Na EM Eugênia Pitta Rangel Veloso os educadores desenvolveram atividades com os alunos sobre o Tribunal de Contas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes recebeu do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) gibis ‘Faça (a sua) Parte: Cuidando do que é Nosso’, editado em parceria com o Instituto Cultural Mauricio de Sousa. O impresso, que tem como protagonistas os personagens da Turma da Mônica, estão sendo introduzidos e utilizados nas escolas pelos professores na realização de atividades com os alunos sobre o papel e importância do TCE na fiscalização dos órgãos e dos entes que utilizam recursos públicos.

Escolas Municipais recebem gibis sobre o Tribunal de Contas

O gibi é apresentado com uma linguagem simples e didática e é voltado as crianças de 9 e 10 anos. A publicação traz os personagens Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Dorinha, Jeremias e a professora da turma que, através de questionamentos e reflexões, levam o leitor a refletir sobre as boas práticas de comportamento do cidadão diante dos seus direitos e deveres.

Na EM Eugênia Pitta Rangel Veloso os educadores já começaram a desenvolver atividades com os alunos. A professora de Língua Portuguesa, Vanessa Marchesini, destacou a importância de estudar este tema. “Repassei às crianças a necessidade de valorizarmos o patrimônio público, para que não aconteçam mais gastos com o vandalismo”.

Para a aluna do 6º ano C, Sara Raquel Silvestre Marques, a atividade foi muito interessante. “Aprendemos sobre o uso dinheiro público, os impostos e a importância da fiscalizarmos”, diz interessada nas ações do TCE.

Palavras-chave: ,