Publicado em: 12/04/2017 - Última modificação: 18/04/2017 - 22:04

Câmeras de segurança e GCM solucionam ocorrência na Praça Nossa Senhora do Sion

AÇÃO - Equipamentos contemplam o Centro, a Praia dos Sonhos, o Suarão, o Belas Artes e o Sabaúna

Na noite da última terça-feira (11), o sistema de monitoramento por câmeras em Itanhaém ajudou a solucionar mais uma ocorrência. Um menor de idade foi flagrado portando um simulacro de arma de fogo na Praça Nossa Senhora do Sion, no Suarão, e foi conduzido à Delegacia de Polícia.

A equipe de plantão percebeu por volta das 20h30 um grupo de adolescentes no local, com suspeita de uso de entorpecentes e porte do referido objeto. A Central de Operações e Inteligência (COI) acionou imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal, que foi ao local e abordou os jovens.

CÂMERAS – No total, são 47 câmeras que contemplam a região central da Cidade e os bairros Praia dos Sonhos, Suarão, Belas Artes e Sabaúna. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome que permitem a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As outras 32 são modelos fixos que, além de prestarem auxílio às outras, oferecem maior precisão aos registros. Além disso, há oito câmeras de segurança dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém.

COI – A Central de Operações e Inteligência (COI) está instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). No local, a equipe da Guarda Civil Municipal e os Agentes de Trânsito estão em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e aqueles que atuam nas ruas estão em contato frequente, assim como as Polícias Militar e Civil, tornando mais rápida a comunicação com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pela central para solucionar ocorrências.

IMAGENS – O responsável pelas imagens é o coordenador operacional do Centro de Operações e Inteligência, Marcelo Braga Alves, que é da classe especial da Guarda Municipal. Seis pontos onde estão instaladas as câmeras ficam disponíveis para acesso no site oficial da Prefeitura de Itanhaém, por meio do Itanhaém Ao Vivo. As outras não estão disponíveis porque estão instaladas em pontos de interesse exclusivo da equipe de segurança.

Em caso de fatos em que foi elaborado Boletim de Ocorrência Policial, a população pode solicitar o acesso às imagens por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança. O interessado deve preencher um documento de solicitação, assim como apresentar original e cópia do B.O.

Após esse procedimento, as imagens ficam à disposição das Polícias Militar e Civil, e da Justiça, para investigações. Se as autoridades requererem posse das imagens, a solicitação também é feita por meio de documento, via ofício. Todas as imagens ficam no sistema durante um período de 30 dias após o registro. A Secretaria está localizada na Rua Capitão Manoel Bento, 19, Centro. Os telefones são: (13) 3426-5789 / (13) 3426-5790.

Palavras-chave: , , , ,