Publicado em: 19/04/2017 - Última modificação: 20/04/2017 - 18:40

Novo livro sobre as características ambientais de Itanhaém será usado em aula

APRENDIZAGEM - Obra será utilizada como apoio pedagógico nas salas de aulas, onde os alunos poderão aprender sobre os aspectos geográficos e históricos da Cidade

Lançamento livro - Itanhaém
Alunos poderão aprender sobre os aspectos geográficos e históricos da Cidade, meio ambiente e formas de preservação

Um livro que abrange meio ambiente, aspectos históricos e geográficos, características locais de um Município e ideias para atividades em sala de aula. Tudo isto está presente no livro “Itanhaém: características locais e ideias para trabalhar na escola”, lançado na última terça-feira (18), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), em evento que contou com a presença de professores da Rede e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes.

Lançamento do Livro

O livro foi escrito pelas biólogas Ana Carolina Sales Pacheco e Tainá da Rosa Vilela, e está dividido em duas partes. A primeira é informativa, com introduções sobre o município de Itanhaém, aspectos da Bacia Hidrográfica do Rio Itanhaém e da Mata Atlântica, com ilustrações. Já a segunda parte contém sugestões para atividades nas salas de aula. As fotos apresentadas na capa do livro foram tiradas pelos alunos da EM José Teixeira.

Durante o discurso de apresentação da obra, a autora Ana Carolina falou um dos motivos pelo qual ele foi escrito. “Uma das razões foi o fato de que Itanhaém tem o privilégio de abranger uma grande parte representativa da Bacia Hidrográfica do Rio Itanhaém, uma Mata Atlântica diversificada. Nós escrevemos com a ideia de que todo esse conhecimento fosse trabalhado em sala de aula com os alunos, para promover aprendizado e mostrar a necessidade da preservação do meio ambiente”.

A obra será usada como apoio pedagógico nas salas de aula para as turmas do 6º e 7º ano, nas disciplinas de geografia e ciências. Os alunos poderão aprender sobre os aspectos geográficos e históricos da Cidade, meio ambiente e formas de preservação.

A ideia da criação do livro surgiu a partir de dois projetos: “Estrutura e dinâmica de comunidade em rios e riachos costeiros da Mata Atlântica – Bacia do Rio Itanhaém” idealizado pelo professor e doutor Antônio Fernando Monteiro Camargo; o outro é um subprojeto supervisionado pelo professor João Pedro Pezzato, “Divulgação cientifica: Novos caminhos para a participação social no município de Itanhaém/SP”.

Palavras-chave: ,