Publicado em: 22/04/2017 - Última modificação: 26/04/2017 - 18:10

Com o tema ‘Itanhaém, Pátria Amada’: desfile cívico marca comemoração dos 485 anos

HISTÓRIA - Entre as novidades do desfile, versões novas do Hino de Itanhaém em diferentes ritmos musicais foram apresentadas ao público

Desfile Cívico - 485 anos

Abrindo a programação do aniversário de 485 anos de Itanhaém, foi realizado na manhã deste sábado (22) o tradicional desfile cívico-militar. Com o tema ‘Itanhaém, Pátria Amada’, os estudantes de escolas municipais participaram da homenagem, que foi precedida pelo hasteamento da bandeira e execução dos hinos nacional e municipal.

Confira as fotos

A abertura das festividades ocorreu no Paço Municipal, com a presença do prefeito Marco Aurélio Gomes; do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes; do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Dias; do deputado federal Samuel Moreira; dos deputados estaduais Caio França e Paulo Corrêa Júnior; e dos demais vereadores e secretários do Município.

O prefeito Marco Aurélio felicitou todos os itanhaenses: “Estamos aqui reunidos nesta data importante para celebrar a nossa história. Temos uma trajetória rica em detalhes e é nossa obrigação valorizá-la e respeitá-la. Além do hasteamento e do desfile, a data marca também a inauguração da Pinacoteca, preservando nosso grande acervo artístico”.

“Também aproveitamos para ressaltar o nosso compromisso com o avanço da Cidade, conforme os lançamentos realizados nesta semana. Mesmo com as condições adversas na economia nacional, iniciamos a quarta etapa do programa Minha Rua Melhor, mostrando nossa preocupação com a infraestrutura. Além disso, temos uma série de projetos previstos para este semestre, sempre agindo com muita responsabilidade e pensando no bem-estar das pessoas”.

O prefeito também recebeu oficialmente dois prêmios em reconhecimento à sua atuação: o selo VerdeAzul, concedido após análise técnica divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, renovado por mais um ano; e o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária, concedido pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, pela atuação no aprimoramento da segurança pública e da qualidade de vida.

A apresentação oficial das novas versões do Hino de Itanhaém também foi realizada na manhã deste sábado (22), com o objetivo de divulgar e resgatar a identidade cultural do Município. Os estilos musicais passam pelo instrumental, rock, reggae, sertanejo, entre outros. A música original é de Roberto Gonçalves Juliano e de Vidal França, criada na década de 90.

Depois, foi a vez do desfile, que reuniu 25 escolas de Itanhaém com diversas homenagens relacionadas à história da Cidade, em diferentes aspectos, como a chegada dos portugueses, a vida e a cultura indígena e caiçara e as belezas naturais que cercam o Município. O desfile também contou com a participação da Banda Marcial, Balé, Grupo Conviver, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e participantes de Projetos da Educação.

Anderson e Rosineide Godoy vieram com duas filhas gêmeas que fazem parte do grupo de balé, Maria Clara e Gabriela, que têm 9 anos. É a primeira vez que elas desfilam. “É uma emoção muito grande, uma satisfação enorme de poder participar deste dia de festa da Cidade e ao mesmo incentivá-las a participar do desfile”, disse o pai.

As duas meninas estudam na Escola Municipal Ana Cândida Ebling de Oliveira. “Foram três meses ensaiando só para esta apresentação específica”, prosseguiu Anderson. “É importante para nós, como pais, acompanhar essa ocasião. É algo que elas irão lembrar por muito tempo”.

Outra participante de primeira viagem é Anita de Souza, integrante do Grupo Conviver. “Moro aqui desde que era pequena. Já vim assistir ao desfile, mas é a primeira vez que entro na avenida”, disse a senhora de 63 anos, que entre diversas atividades gosta de fazer pintura em tela. “Estava muito ansiosa pelo evento e a emoção foi enorme. Itanhaém é a minha vida, gosto muito daqui. É o melhor lugar para mim”.

ANIVERSÁRIO – Fechando as comemorações, o show do aniversário de Itanhaém será comandado por Lucas Lucco, na Arena do Rodeio, que fica na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, km 327.

Palavras-chave: ,