Publicado em: 28/04/2017 - Última modificação: 09/05/2017 - 11:18

Praias e seus potenciais turísticos: mantê-las limpas é responsabilidade de todos

PRESERVAÇÃO - Aproveite as belezas naturais de Itanhaém, com consciência ambiental

Mantenha a praia limpa - Praia dos Pescadores
Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos responsabiliza geradores de resíduos

Curtir a praia com os amigos e a família é sempre uma boa pedida para os fins de semana e feriados, mas é preciso fazer isso com consciência. Muitos entulhos são jogados nas praias e isso prejudica a fauna, a flora e o oceano. É importante que os munícipes e turistas armazenem resíduos em sacolas plásticas ou qualquer outro recipiente e depois os coloque em locais adequados. O essencial é que cada um seja responsável pelo próprio lixo, não contaminando a areia e a água do mar.

Os danos ao ecossistema são imensuráveis como o prejuízo à navegação e às atividades pesqueiras, degradação da beleza do ambiente, aumento de despesas municipais, dispersão de doenças e um dos mais tristes: a contaminação de peixes e outros organismos que fazem parte do oceano.

A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos afirma que existe responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: ‘fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviço de manejo dos resíduos sólidos urbanos’.

De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, a preservação e limpeza das praias são essenciais para a manutenção do ecossistema. “Quando poluímos o oceano, prejudicamos não só aquele ambiente como todos os outros”, explicou.

Palavras-chave: , , ,