Publicado em: 19/05/2017 - Última modificação: 22/05/2017 - 10:04

Faça como dona Carmem: plante uma muda e ajude o meio ambiente

PLANEJAMENTO - Tenda itinerante percorre os principais bairros da Cidade até dia 30 deste mês

Objetivo é distribuir mudas adequadas para o plantio em diversos pontos do Município

Cuidar do meio ambiente envolve pequenos atos no dia a dia que podem se transformar em grandes ações no futuro. “O plantio de hoje é decisivo para o amanhã”. O pensamento é compartilhado pela esteticista Carmem Ferrari, de 77 anos, sobre a importância de manter o planeta saudável para a qualidade de vida do ser humano. Ela está entre os que receberam mudas da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, que percorre a Cidade com uma tenda itinerante pelos principais bairros até dia 30.

Faça como dona Carmem: plante uma muda e ajude o meio ambiente

“Quando criança, meus pais adoravam plantas. Cresci gostando de jardim. Na minha casa tenho coqueiros, palmeiras, orquídeas, enfim, tenho muitas árvores. O meu jardim é bem verde, lindo e faz bem”, sorri Carmem. Ela sabe a influência que uma árvore tem sobre o meio ambiente. “O plantio não é apenas bonito aos olhos, é algo que vai além da beleza, é importante para a saúde do planeta”.

A equipe do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, vinculada à própria Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, tem como finalidade distribuir mudas adequadas para o plantio em diversos pontos do Município, de acordo com o solo e as características escolhidas pelo morador. Hoje, as espécies à disposição são: Guanadi, Angico-branco, Pau-rei, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Jacarandá-mimoso, Pau-ferro, Tamboril, Embaúba, Aldrago, Sibipiruna, Cabeludinha e Jambo-amarelo.

É para calçada? Dá frutos? As perguntas são quase sempre as mesmas sobre as espécies apropriadas para serem plantadas em calçadas ou em jardins. “Para as calçadas, por exemplo, indicamos Guaiuvira e a Ipêamarelo que não terão problemas com raízes e altura. Em casos de residências à beira de rios, nós também apontamos a melhor para este tipo de solo. O Pau-rei é uma ótima árvore para quem busca sombra”, explica o coordenador do Centro de Pesquisa, Nico Lopes Faria.

Ele conta que se o ipê-amarelo fosse procurado em uma floricultura custaria entre R$ 20,00 e R$ 25,00. “As pessoa podem passar pela tenda e levar uma muda para casa. Em maio seguimos um cronograma, mas temos a intenção de continuar nos próximos meses”.

Sônia Aparecida da Silva, de 39 anos, é secretária da Associação Crescer e Viver com Itanhaém, do Gaivota, que desenvolve ações culturais e esportivas a crianças e jovens. Ela aproveitou a tenda instalada na Praça Ângelo Guerra, do Belas Artes, para levar uma muda. “Sim, uma árvore pode salvar milhares de vidas. Em casa tenho um jardim com jabuticaba, jaca, uva, goiaba, manga e, agora, vamos plantar uma muda de ipê. Este é o nosso futuro”, conclui.

Confira a programação completa:

DATA HORÁRIO BAIRRO LOCAL
24/05 9h às 14h Suarão Praça Nossa Senhora do Sion