Publicado em: 19/05/2017 - Última modificação: 30/05/2017 - 12:42

Plante uma muda e ajude o meio ambiente; Cabuçu receberá tenda nesta terça (30)

PLANEJAMENTO - Tenda itinerante percorreu diversos bairros da Cidade

Objetivo é distribuir mudas adequadas para o plantio em diversos pontos do Município

Uma equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, está distribuindo mudas em alguns bairros de Itanhaém desde o início do mês, com uma programação semanal. E, nesta terça-feira (30), das 9 às 14 horas, profissionais do setor estarão com uma tenda montada na Praça Adão Pereira, próxima a Avenida Cabuçu.

Cuidar do meio ambiente envolve pequenos atos no dia a dia que podem se transformar em grandes ações no futuro. “O plantio de hoje é decisivo para o amanhã”. O pensamento é compartilhado pela esteticista Carmem Ferrari, de 77 anos, sobre a importância de manter o planeta saudável para a qualidade de vida do ser humano.

Faça como dona Carmem: plante uma muda e ajude o meio ambiente

“Quando criança, meus pais adoravam plantas. Cresci gostando de jardim. Na minha casa tenho coqueiros, palmeiras, orquídeas, enfim, tenho muitas árvores. O meu jardim é bem verde, lindo e faz bem”, sorri Carmem. Ela sabe a influência que uma árvore tem sobre o meio ambiente. “O plantio não é apenas bonito aos olhos, é algo que vai além da beleza, é importante para a saúde do planeta”.

A equipe do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, vinculada à própria Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, tem como finalidade distribuir mudas adequadas para o plantio em diversos pontos do Município, de acordo com o solo e as características escolhidas pelo morador. Hoje, as espécies à disposição são: Guanadi, Angico-branco, Pau-rei, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Jacarandá-mimoso, Pau-ferro, Tamboril, Embaúba, Aldrago, Sibipiruna, Cabeludinha e Jambo-amarelo.

É para calçada? Dá frutos? As perguntas são quase sempre as mesmas sobre as espécies apropriadas para serem plantadas em calçadas ou em jardins. “Para as calçadas, por exemplo, indicamos Guaiuvira e a Ipêamarelo que não terão problemas com raízes e altura. Em casos de residências à beira de rios, nós também apontamos a melhor para este tipo de solo. O Pau-rei é uma ótima árvore para quem busca sombra”, explica o coordenador do Centro de Pesquisa, Nico Lopes Faria.

Ele conta que se o ipê-amarelo fosse procurado em uma floricultura custaria entre R$ 20,00 e R$ 25,00. “As pessoa podem passar pela tenda e levar uma muda para casa. Em maio seguimos um cronograma, mas temos a intenção de continuar nos próximos meses”.

Sônia Aparecida da Silva, de 39 anos, é secretária da Associação Crescer e Viver com Itanhaém, do Gaivota, que desenvolve ações culturais e esportivas a crianças e jovens. Ela aproveitou a tenda instalada na Praça Ângelo Guerra, do Belas Artes, para levar uma muda. “Sim, uma árvore pode salvar milhares de vidas. Em casa tenho um jardim com jabuticaba, jaca, uva, goiaba, manga e, agora, vamos plantar uma muda de ipê. Este é o nosso futuro”, conclui.

Palavras-chave: , ,