Publicado em: 21/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Leve seu cão ou gato para vacinar gratuitamente contra doenças virais neste sábado

PREVENÇÃO - Procedimentos serão feitos por veterinários. Vacina diminui o risco de contágio em cerca de 98% dos casos

Uma Campanha de Vacinação, realizada pelo Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente – Cães e Gatos (Inpama-CG), com apoio da Prefeitura de Itanhaém, ocorre no próximo sábado (22), das 9h30 às 14 horas. O evento acontecerá na Avenida José Batista Campos, no Jardim Oásis, ao lado da Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A vacina prevenirá doenças virais, como cinomose, parvovirose, parainfluenza, hepatite viral, coronavirose, panleucopenia felina, rinotraqueite e calcivirose felina. A medida diminui o risco de contágio em cerca de 98% dos casos, e o objetivo é alcançar cerca de 1.000 animais domésticos em apenas um dia.

Além disso, não devem receber a vacina os animais nas seguintes condições: gestantes, lactantes, que estiverem no cio, tiverem qualquer doença constatada ou estiverem sem comer (também se estiverem muito magros e com alguma anormalidade nas fezes). Caso os animais estejam com alguma doença encubada, ela pode se manifestar após a vacina.

No mês de junho, o prefeito Marco Aurélio Gomes recebeu em seu gabinete o presidente do Instituto da Proteção Animal, Carlos Ferreira dos Santos, mais conhecido como ‘Carlão da Proteção’. As secretarias de Comunicação, Planejamento e Meio Ambiente, Saúde, o Departamento de Vigilância Sanitária e entidades protetoras também participaram do encontro.

De acordo com Carlos Ferreira, a intenção é realizar primeiro a vacinação. “O procedimento, geralmente, é esse. Primeiro nós fazemos a vacinação e depois a castração. O cadastro dos animais é feito na hora, é algo bem rápido”, afirmou. A entidade percorre o Estado de São Paulo e já realizou mais de 48 mil vacinações, 22 mil castrações e 70 mil atendimentos gratuitamente.

Palavras-chave: , , ,