Publicado em: 02/08/2017 - Última modificação: 04/08/2017 - 17:25

Cidade celebra Dia Mundial do Aleitamento Materno

SAÚDE - As atividades vão acontecer na Unidade de Saúde da Família (USF) do Savoy até sexta (4)

Para lembrar o Dia Mundial do Aleitamento Materno, comemorado nesta terça-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras educativas na Unidade de Saúde da Família (USF) do Savoy, localizada na Rua Jaime Lino dos Santos, 290. As atividades serão estendidas até sexta (4). O objetivo é apoiar e incentivar a ação exclusiva até os seis meses de idade do bebê e de forma complementar até dois anos ou mais.

Cidade celebra Dia Mundial da Amamentação

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o bebê se desenvolve de forma saudável, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Rosane Ribeiro Melo, enfermeira da USF Savoy, destacou a importância da amamentação para a mãe e o bebê. “O leite materno é o único alimento que deve ser dado à criança nos primeiros meses de vida, pois tem nutrientes necessários para suprir as necessidades e proteger os bebês de diversas doenças”, falou. “Vale ressaltar o empenho dos agentes comunitários de Saúde, que foram fundamentais para a realização desse projeto”, completou.

Para Heloísa Rodrigues Bastos, de 25 anos, mãe de primeira viagem, é gratificante poder ajudar. “Eu faço doações com muito orgulho. Saber que posso ajudar de alguma maneira é maravilhoso. Falo para as minhas amigas que também façam isso, assim, todos juntos faremos um mundo melhor aos nossos bebezinhos”.

Benefícios do leite materno para o bebê – O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, por isso ele é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com o leite materno, o bebê ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Benefícios da amamentação para as mães – Ao amamentar, a mulher perde mais rápido o peso que ganhou durante a gestação, diminui o sangramento do útero (que ocorre por um período após o parto) e reduz as chances de desenvolver câncer de mama e de útero. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo emocional com o bebê.

PROGRAMA AMAMENTAR – A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve a iniciativa, que apoia e orienta sobre a importância da amamentação. Além disso, as pessoas podem doar potes de vidros com tampas plásticas para o armazenamento do leite. Uma parte do leite coletado é enviada à UTI do Hospital Regional Jorge Rossmann, de Itanhaém, e a outra aos recém-nascidos em situação de risco acompanhados por profissionais do Cescrim. O local funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro. Informações pelo telefone 3426-3197.

Palavras-chave: , , ,