Publicado em: 15/09/2017 - Última modificação: 18/09/2017 - 09:52
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

USF Suarão promove palestra sobre depressão na terça

PALESTRA - Evento é aberto à população e faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio



Para reforçar o sentido da campanha, é recomendado que os espectadores vistam uma camisa amarela

Compatilhar:

Com o intuito de debater sobre os cuidados relacionados à depressão, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Suarão realizará uma palestra sobre o tema. O evento acontecerá nesta terça-feira (19), a partir das 8 horas, no salão comunitário da Paróquia Nossa Senhora do Sion, localizado na Praça Nossa Senhora de Sion, 99, no Suarão. O evento é aberto à população e faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Para reforçar o sentido da campanha, é recomendado que os espectadores vistam uma camisa da cor correspondente.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A palestra será ministrada pela psicóloga da USF Suarão, Luciana Nakai, e abordará os sinais e tratamentos deste mal que vem se espalhando pelo mundo. O intuito é possibilitar maior conhecimento dos sintomas da depressão, os motivos e as consequências da doença para evitá-la ou, se for o caso, tratá-la, visando uma melhor qualidade de vida, seja no trabalho, seja no âmbito familiar.

“A depressão é uma das principais causas de suicídio. É um transtorno mental que aumenta a cada dia. É fundamental orientar as pessoas que também convivem com pessoas depressivas e como elas podem ajudar. A depressão não é tristeza, é uma doença e precisa ser tratada. Precisamos chamar a atenção da sociedade e falar cada vez mais sobre esse assunto, que já se tornou uma questão de saúde pública”, disse Luciana.

SOBRE A DEPRESSÃO – É um transtorno que tem diversas características, como baixa energia, sentimento de tristeza, irritabilidade, falta de interesse em atividades do cotidiano, ausência de prazer, dificuldades de concentração e sono, além de sentimentos relativos à morte, inutilidade e culpa. Uma série de fatores pode ocasioná-la, como desequilíbrio químico no cérebro, herança genética, características psicológicas e situações de alto estresse.

SETEMBRO AMARELOÉ uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Acontece no mês de setembro desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. O dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


Palavras-chave: , ,