Publicado em: 13/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:23

Itanhaém, um novo polo comercial para grandes empresas

ATRAÇÕES - Além do movimento natural da alta temporada e da chegada de franquias e grandes redes, outro fator para o desenvolvimento da Cidade é a formação do Condomínio Empresarial

Itanhaém esteve representada no 3º Encontro Investe São Paulo e Municípios Paulistas para a Competitividade

Com o intuito de atrair novas empresas para a Cidade, Itanhaém tem investido em formas de estruturar o crescimento de sua área comercial. Além do movimento natural da alta temporada e da chegada de franquias e grandes redes, outro fator preponderante é a formação do Condomínio Empresarial na Chácara Cibratel, um espaço de aproximadamente 610 mil m² localizado em frente à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Atualmente, 40% da área está ocupada, com diversas fábricas e prestadores de serviço instalados. Entre as áreas de atuação, estão fabricantes de artefatos (blocos, vigas, etc.) e de cimento, garagens, comércio varejista de combustível, lojas de variedades, bares e lanchonetes, serviço de mecânica, associações e pousadas.

Com acesso direto à Rodovia, o local fica longitudinalmente no centro do Município, a aproximadamente 10 km da divisa com Peruíbe e 12 km de Mongaguá. Além disso, há uma grande proximidade com a Rodoviária (pouco mais de 1 km de distância). Outro fator que atrai os empresários é o Aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, administrado pela iniciativa privada pelos próximos 30 anos.

“Para obter resultados positivos na geração de empregos, precisamos crescer de forma ordenada. É por isso que temos investido na estruturação da Cidade, por meio de medidas previstas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, por exemplo. Além disso, aproveitamos o nosso potencial turístico e a capacidade de receber visitantes para atrair empresas”, afirmou o prefeito Marco Aurélio Gomes.

INVESTE SP – Itanhaém também participa do Encontro Investe São Paulo e Municípios Paulistas para a Competitividade, realizado pela Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Governo do Estado de São Paulo, assim como outras 45 cidades.

Entre os temas debatidos nas reuniões, estão o atendimento ao empreendedor por parte dos municípios, com práticas para atrair e incentivar investimentos. A ferramenta Área das Prefeituras, criada pela Agência, foi apresentada às cidades, para que cada uma cadastre informações, terrenos e galpões.

“Itanhaém está antenada às novas práticas do mercado, mostrando que a nossa Cidade não se destaca só pelas belezas naturais. Hoje, podemos oferecer diversos atrativos em infraestrutura, como no acesso, por exemplo. Em ocasiões como esta, podemos interagir e trocar informações com o restante do Estado, e abrimos nossas portas a todos”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas.

FRANQUIAS – Outra modalidade em franco crescimento na Cidade atrai os olhos do consumidor que já estão acostumados a grandes marcas, sobretudo no ramo alimentício. Aproveitando isso, Marcelo Rivas, de 40 anos, resolveu embarcar em seu primeiro empreendimento com um restaurante especializado em espetinhos.

“A ideia surgiu há mais ou menos um ano. Estava cansado de viajar para trabalhar em São Paulo, por isso eu e meus irmãos, que são meus sócios, resolvemos empreender aqui. Buscamos algo no ramo alimentício, mas que pudesse trazer entretenimento para o consumidor”, disse Marcelo.

O empresário, que mora há três anos em Itanhaém, ressalta a escolha pela Cidade: “Por isso, fomos atrás de uma franquia que pudesse crescer junto conosco, de maneira sustentável. A gente sabe que existem riscos, pois o país está oscilando economicamente, mas a gente tem oportunidade para crescer, principalmente aqui em Itanhaém”.

Instalado na Boca da Barra, o empreendimento foi inaugurado recentemente, no fim de outubro. “Aqui, a gente tem que caprichar bastante para que o visual fique compatível com essa paisagem natural. A gente sabe que a chamada ‘alta temporada’ é fundamental para o comércio local, mas o nosso intuito é de atrair clientes no cotidiano, durante o ano inteiro”.

Palavras-chave: , , , , ,