Publicado em: 11/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19

Campanha de vacinação contra a febre amarela acontece nas unidades

CUIDADOS - A imunização também ocorrerá em dois sábados; não há casos registrados da doença na Cidade

Quem já tomou uma dose da vacina não precisará se vacinar novamente

A campanha de vacinação contra a febre amarela acontece até o dia 17 de fevereiro, das 9 às 12 e das 13 às 15 horas, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município. A meta do Governo do Estado é imunizar cerca de 1,7 milhão de pessoas na Baixada Santista que moram em áreas não alcançadas pelo vírus, mas que estão suscetíveis à doença. Itanhaém não registrou casos no último ano, mas realizará ações de prevenção.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Na Cidade, os chamados ‘Dias D’  ocorrerão em dois sábados (3 e 17), das 8 às 17 horas, datas em que os postos de saúde vacinarão a população com idade a partir dos 9 meses. As ações serão realizadas até 17 de fevereiro. A campanha realizará dose fracionada da vacina, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O frasco utilizado na rede pública de saúde poderá ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado 0,1 mL da vacina.

Para o secretário municipal de Saúde, Fábio Crivellari Miranda, esta é uma campanha preventiva porque Itanhaém não é uma área de risco. “Não há casos confirmados e sequer suspeitos de febre amarela na Cidade. Entretanto, não podemos deixar de combater a doença. A população pode se planejar para receber a vacina”, ressalta.

Pesquisas revelam que a vacina fracionada tem eficácia comprovada de pelo menos oito anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quem já tomou uma dose da vacina não precisará se vacinar novamente.

Confira as Unidades de Saúde da Família (USFs) e os endereços:

USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290, Savoy
USF Centro Av. Tiradentes, 98, Mosteiro