Publicado em: 05/03/2018 - Última modificação: 06/03/2018 - 09:45

Cenas de vandalismo contra patrimônio público voltam a se repetir; denuncie no 153

DEPREDAÇÃO - Ao longo de quase dois anos, mais de 200 lixeiras foram depredadas, monumentos históricos pichados e prédios públicos vandalizados

Denúncias podem ser feitas por meio do telefone da Guarda Civil Municipal (153)

Mesmo com as câmeras de segurança para o monitoramento de pontos da Cidade, cenas de vandalismo voltam a se repetir: a cada três dias um patrimônio ou equipamento público é vítima de depredação. Este é o número alarmante apontado pelo levantamento realizado pela Prefeitura para mensurar os danos causados ao bem público, que, de acordo com o artigo 163 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848), pode resultar na detenção de um a seis meses ou multa.

Ao longo de quase dois anos, mais de 200 lixeiras foram substituídas após serem vandalizados, monumentos históricos restaurados devido a pichações e prédios públicos reformados por sofrerem maus-tratos de quem deveria protegê-los. O ato traz prejuízo à população, que será prejudicada pela falta deste serviço.

Recentemente, uma ação de vândalos flagrada em vídeo chamou a atenção para este tema. A administração mantém perene a campanha “Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la”, que reforça o trabalho de conscientização sobre os cuidados de monumentos e equipamentos públicos. A responsabilidade é de todos: denuncie por meio do telefone da Guarda Civil Municipal (153).

SEGURANÇA – A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que, além de prestarem auxílio às de 360°, também oferecem maior precisão nos registros.

Palavras-chave: , ,