Publicado em: 21/06/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:40

Crianças aprendem sobre consumo consciente com o Projeto Reágua

REÁGUA - A atividade aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esporte (CMTECE), com alunos da EM Profª Silvia Regina Schivalon Marasca

Palestra foi ministrada para 50 alunos do 4º ano do ensino fundamental II

Alunos da EM Profª Silvia Regina Schivalon Marasca assistiram, na última quarta-feira (20), a palestra do Projeto Reágua, que tem como objetivo ensinar o consumo consciente, incluindo a educação ambiental nas unidades escolares participantes. O funcionário da Sabesp Onésimo Camilo Teixeira abordou sobre o uso adequado da água no dia a dia. A atividade aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A palestra reuniu 50 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental II e teve como assunto o reaproveitamento da água da chuva. De forma interativa foi apontado qual o caminho da água até à população, o que é possível fazer para reaproveitar a água da chuva na própria casa e os atos que diminuem o consumo diário.

Para que as crianças pudessem compreender o assunto foram levados vídeos educativos, como clipes musicais, uma animação que conta a trajetória da água da chuva, slides para reforçar o tema e dicas de como reutilizar a água da máquina de lavar para limpar o quintal.

No final da palestra foi proposto aos alunos que estejam atentos, reduzam o consumo em casa e denunciem os vazamentos quando avistarem algum, ligando para a Sabesp. Como atividade, os alunos farão uma frase relacionada ao conteúdo ensinado a eles. Todas serão entregues à professora responsável pela turma, que escolherá a melhor para ser premiada.

REÁGUA – O projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), foi inaugurado no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, e tem como objetivo ensinar o consumo consciente, incluindo a educação ambiental nas unidades escolares participantes.

Para que seja analisado o quanto é desperdiçado por cada um, são feitas pesquisas e palestras voltadas ao público infantil do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental II, que abordam sempre o quão importante é estar atento ao desperdício e fazer sempre que possível a reutilização. O calendário e as ações do projeto nas escolas indicadas pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc) foram planejados desde 2017. Toda a programação acontece em mais de 200 salas de aula, assim atendendo mais de 6 mil alunos.

As atividades do projeto não se limitam às escolas, são realizadas atividades instrutivas para as comunidades participantes, como tendas com telas e vídeos sobre consumo consciente, o aproveitamento da água da chuva e um equipamento cedido pela Sabesp demonstra o gasto de água, além da adequação do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém para reaproveitamento da água da chuva.

Palavras-chave: , , , ,