Publicado em: 24/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Aprecesp e Codivar se unem para implantar o Roteiro Turístico Berço da Mata Atlântica

TURISMO - A proposta é a implantação dos roteiros: Sol e Praia, Turismo Náutico, Turismo Cultural e Religioso, Ecoturismo e Turismo de Aventura e Turismo Gastronômico

Prefeitos e gestores municipais de cinco cidades da região estiveram reunidos no último dia 20, no Instituto Rio Itariri, em Pedro de Toledo

Com o objetivo de fortalecer o setor de Turismo no Vale do Ribeira e Litoral Sul, prefeitos e gestores municipais de cinco cidades da região estiveram reunidos no último dia 20, no Instituto Rio Itariri, em Pedro de Toledo, para reunião de apresentação da proposta de criação de um roteiro turístico que poderá integrar as duas regiões. O projeto foi idealizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) em parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp). O encontro foi liderado pelo presidente das duas entidades e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O projeto consiste em um termo de cooperação entre as prefeituras de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. A proposta é promover os principais atrativos turísticos com a implantação dos roteiros: Sol e Praia, Turismo Náutico, Turismo Cultural e Religioso, Ecoturismo e Turismo de Aventura e Turismo Gastronômico.

A integração se dará na divulgação mútua dos calendários de eventos e compartilhamento de ações e experiências no setor. O Litoral Sul recebe cerca de 800.000 visitantes todos os anos.

“A Regionalização do Turismo começa com a união de duas ou mais cidades em torno de um roteiro atrativo. Queremos que estes turistas conheçam também as belezas naturais de Itariri e Pedro de Toledo. Cidades que se consorciaram no Turismo tiveram um resultado melhor, trabalhando de forma conjunta, atraindo mais visitantes e investimentos privados”, afirmou Marco Aurélio.

Um Grupo de Trabalho (GT) será formado inicialmente por secretários municipais e técnicos das prefeituras, com a proposta de ampliar as discussões com a sociedade. Também serão convidados representantes do setor de hospedagem e agências receptivas. Na segunda fase, o roteiro será apresentado à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), com o objetivo de ser comercializado pelas agências de viagem.

LITORAL SUL – As cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe têm em comum uma extensa faixa de praias de águas limpas e com estrutura de atendimento aos turistas com hotéis e pousadas, bares, restaurantes e comércio variado. Os visitantes também podem explorar trilhas, navegar por rios e contemplar monumentos históricos, além das belezas naturais.

VALE DO RIBEIRA – Itariri e Pedro de Toledo estão entre as 24 cidades que compõem a região que tem uma das áreas de beleza natural mais exuberante do Estado. Entre seus parques e reservas naturais de mata atlântica estão mais de 10 mil espécies entre fauna e flora declaradas pela Unesco como reserva da biosfera por sua diversidade. O turista vai encontrar opções para esportes radicais, trilhas e ecoturismo.

Participaram do encontro os prefeitos Eleazar Muniz (Pedro de Toledo) e Dinamérico Peroni (Itariri). O secretário de Turismo de Peruíbe Eduardo Ribas representou o prefeito Luiz Maurício e o biólogo Marco Belmonte, a Prefeitura de Mongaguá. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Rio Itariri, Fábio Rogério de Souza, os vereadores Silvio Oliveira (Itanhaém) e Marcos Melhado (Pedro de Toledo), além dos gestores municipais de Turismo Eliseu Braga Chagas (Itanhaém), Paulo Rodrigues (Itariri) e Roger Fernandes Perin (Pedro de Toledo).

Palavras-chave: , , ,