Prefeitura de Itanhaém | Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é neste sábado

Publicado em: 30/07/2018 - Última modificação: 14/08/2018 - 17:46

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é neste sábado

PREVENÇÃO - Imunização acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no posto volante na EM Maria Patrocina Condotta, no Guapurá

Crianças de 1 a 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina, conforme orientação do Ministério da Saúde

A Campanha de Vacinação contra sarampo e poliomielite continua em Itanhaém. No sábado (18), haverá o segundo Dia D, por isso, as USFs estarão abertas e também o posto volante na Escola Maria Patrocina Condotta, no Guapurá. A meta é vacinar 5.242 crianças de 1 a 4 anos e 11 meses. No último Dia D, realizado no dia 4, foram aplicadas 1.025 doses que correspondem a 19,5% do objetivo. A imunização acontece nas USFs, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, até 31 de agosto.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Já a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, se contraída, pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

As vacinas aplicadas serão a tríplice viral, que além do sarampo previne rubéola e caxumba, e contra a poliomielite. Além das crianças, adultos também poderão atualizar a carteira de vacina e se prevenir contra o sarampo. A imunização acontecerá ainda nas creches e escolas municipais, pois durante o período da campanha uma equipe da Vigilância epidemiológica estará vacinando nestes locais.

Confira os endereços das USFs:

Região Local
USF Belas Artes Rua Henrique Júlio de Lima, 112, Belas Artes