Publicado em: 21/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Dá tempo: contação, exposição e filmes fazem parte da Semana do Folclore

CULTURA - E para encerrar a programação em alusão à semana, uma sessão de cinema iniciará nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo

A programação foi elaborada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Em comemoração à Semana do Folclore, de segunda (20) a sexta (24), a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes preparou programação especial com uma série de atividades para toda a família em diferentes pontos da Cidade. Nestes dias, o público poderá apreciar as apresentações de balé, teatro, contação de histórias, exposição de livros e sessão de filmes, sempre com a temática folclore.

Confira as fotos da contação de histórias

Confira as fotos do balé e contação de histórias

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Até sexta (24), das 8 às 17 horas, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim abre suas portas para uma proposta no mínimo curiosa. Isso porque durante cinco dias uma mostra exibirá no local livros sobre lendas, brincadeiras, contos populares, trava-línguas, além da obra completa de Monteiro Lobato e títulos sobre monstros da mitologia brasileira. A novidade nesta exposição é que ela será também inclusiva e terá livros em braille e audiobooks para atender as pessoas com deficiência. O espaço fica na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

Ainda na Biblioteca, sempre a partir das 15 horas, será exibida uma série premiada de curtas-metragens ‘Juro que vi’, animação que mostra as mais conhecidas figuras folclóricas do Brasil, como o Saci-Pererê, o Curupira, a Iara, a Matinta Perera e o Boto Cor-de-Rosa. Os episódios retratam as lendas para os dias atuais, instigando debates como o direito dos animais, a proteção ambiental e o preconceito.

E para encerrar a programação em alusão à semana, uma sessão de cinema iniciará nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Quem passar pelo local poderá assistir ao filme ‘O Saci’, baseado na obra de Monteiro Lobato. Mais tarde, Às 14 horas, na Biblioteca Municipal, o balé fará uma apresentação especial com a coreografia ‘Emília’.

“O folclore é um elemento riquíssimo para a cultura popular e traduz a identidade de uma comunidade, ele é feito pelo povo. Um exemplo vivo de folclore é a Folia de Reis, Festa do Divino e o Bumba Meu Boi, significado muito importante para todos que participam destas tradições”, enaltece o diretor de Cultura, Antonio Eduardo Campos Sheen.

ACONTECEU – Na última terça-feira (21), a contação de histórias ‘Dona Benta’ foi na Sala de Leitura Harry Forssell, instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), no Centro. A diversão tomou conta do ambiente com as histórias da vovó mais querida do Brasil que fez uma imersão ao mundo da imaginação com os alunos da Escola Municipal Profª Silvia Regina Schiavon Marasca ao narrar lendas de diferentes regiões. Depois disso, eles confeccionaram personagens do folclore brasileiro, como o Saci, a Mula Sem Cabeça, o Boto e o Curupira em material E.V.A.

Na quarta-feira (22), data em que é celebrado o Dia Folclore Brasileiro, a mesma contação Dona Benta esteve na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. No mesmo dia, o corpo de baile da Prefeitura de Itanhaém fez uma apresentação no Queijo da Ladeira. Os bailarinos dançaram ‘Carimbó’, coreografia inspirada na cultura indígena. Em seguida, no mesmo local, a peça teatral ‘Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar’ se apresentou. O Queijo fica na Praça Carlos Botelho, no Centro. Na quinta-feira (23), a contação de histórias voltou a se apresentar na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.

Segunda (20) a sexta-feira (24)

Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim

Exposição: livros sobre o folclore

Horário: das 8 às 17 horas