Publicado em: 04/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Gestantes da USF Savoy recebem equipe do Hospital Regional para orientações sobre parto

ENCONTRO - Duas obstetrizes e uma enfermeira do hospital explicaram os processos que antecedem e sucedem o parto, bem como apresentaram as instalações do HRJR e esclareceram dúvidas sobre o atendimento

A fim de orientar as gestantes quanto à importância do pré-natal, plano de parto e aleitamento materno, uma equipe do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR) esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) Savoy para uma conversa com o grupo de gestantes da unidade. Duas obstetrizes e uma enfermeira do hospital explicaram os processos que antecedem e sucedem o parto, bem como apresentaram as instalações do HRJR e esclareceram dúvidas sobre o atendimento. O encontro ocorreu no dia 31 de outubro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

A conversa com as profissionais desmitificou afirmações que rondam a gravidez e explicou todas as fases do parto, desde as contrações. Além disso, questões como a importância do apoio de um acompanhante e as escolhas que a mulher pode fazer (posicionamento, ambiente, movimento, massagem) na hora de ganhar o nenê também foram debatidas.

Sábado especial: unidades realizam atividades para celebrar Outubro Rosa
Contra a dengue: Controle de Endemias realiza orientações em cemitérios para Dia de Finados

A equipe do HRJR também falou sobre a importância do aleitamento materno e inclusive demonstrou técnicas sobre a amamentação, que serão mais detalhadas quando a mãe e o bebê estiverem no alojamento conjunto do hospital. Após a palestra, a nutricionista da USF mediou um bate-papo com as gestantes, esclarecendo dúvidas sobre alimentação durante a gravidez e diabetes gestacional.

A ajudante de cozinha, Cristina da Silva Ferreira está grávida de 32 semanas e diz que o encontro foi muito importante para ela: “ao chegar ao hospital, vou me sentir familiarizada com a equipe e com o próprio local”, destaca. Já Elaine Neri dos Santos, grávida de 36 semanas, afirma estar feliz com o lugar em que ganhará seu primeiro filho: “Fui surpreendida positivamente com a estrutura do Hospital Regional, estou feliz por ter a oportunidade de ter minha primeira experiência como mãe nesse local”.

GRUPO DE GESTANTES

Vale lembrar que as orientações com as grávidas acontecem mensalmente, por meio do grupo de gestantes da USF, que realiza acompanhamento da gravidez com conversas com profissionais e troca de experiências entre as futuras mamães. O grupo é realizado por enfermeiras, nutricionistas e tem apoio do Hospital Regional. A reunião acontece na última quinta-feira do mês, às 9 horas.

“O grupo de gestantes busca levar informações e esclarecimentos quanto ao acompanhamento do pré-natal, parto e puerpério, fortalecendo os vínculos com as gestantes em parceria com a maternidade para que elas se sintam seguras neste momento ímpar de suas vidas”, relata a supervisora da USF Savoy, Andreia Bitencourt.

A USF Savoy realiza o planejamento familiar das gestantes da região e mantém parceria com o HRJR para o plano de parto, já que após a alta do bebê, a unidade fica responsável pelo cuidado da criança até os 2 anos.

COMBATE À MORTALIDADE INFANTIL

O acompanhamento dos serviços de pré-natal é essencial para a redução da mortalidade infantil. Além disso, é importante que a mãe esteja preparada para o momento. Para isso, conversas e dinâmicas fazem a diferença.

Palavras-chave: , , , , , ,