Publicado em: 18/12/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:16

Exposição no Museu Conceição de Itanhaém retrata a arte tumular

SACRO - São 21 fotografias de estátuas e esculturas que compõem a mostra ‘Imagens de uma Saudade’

As imagens poderão ser apreciadas até dia 31 de janeiro, de terça a domingo, das 13 às 20 horas

Um conjunto de 21 fotografias de estátuas e esculturas, em preto e branco, retrata uma das várias tentativas do ser humano de preservar a memória dos que se foram: a Arte Tumular. Essas fotos compõem a exposição ‘Imagens de uma Saudade’ e poderão ser apreciadas até dia 31 de janeiro (sexta-feira), no Museu Conceição de Itanhaém, no Centro Histórico. O local funciona de terça a domingo, das 13 às 20 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no InstagramTwitter e no Facebook

As fotografias são de autoria de Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves e registram obras feitas dos mais diversos materiais como mármore, granito, ferro e bronze, que permanecem em cima das sepulturas dos cemitérios e igrejas. É uma representação criativa que busca oferecer uma reinterpretação ao contrates entre a vida e a morte. “Em cada escultura, há a homenagem dos vivos para os vivos – pois somente a eles é reservada a tarefa, doce e terrível, de lembrar”, declara a curadora da exposição Vanessa Bortulucce.

Presépio: Peças de areia são inspiradas no nascimento de Jesus

A mostra está sendo realizada por meio de uma parceria entre o Museu Conceição de Itanhaém, Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Palavras-chave: , , , , , , ,