Publicado em: 25/03/2020 - Última modificação: 14/02/2023 - 19:52

Está com débitos em aberto com a Prefeitura? Site disponibiliza consulta

PRATICIDADE - Procedimento é simples e rápido: basta acessar o site, entrar na aba de ‘Serviços On-Line’, clicar no ícone ‘Dívida Ativa’ e depois em ‘ Débitos Pendentes’

Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas no número 3421-1600, ramal 1653, Departamento de Dívida Ativa

Como medida de prevenção à proliferação do coronavírus, a Prefeitura disponibiliza serviços de consultas online para que o cidadão não precise se deslocar até o Paço Municipal. O contribuinte pode acessar débitos em aberto que não estejam em ação judicial, visualizar todos os tributos deste ano, débitos de anos anteriores, dívidas que estão em execução fiscal e parcelamento de acordos com a Dívida Ativa. Além disso, há a opção de imprimir os boletos e a segunda via das parcelas dos carnês que irão vencer a partir de janeiro de 2021.

Para consultar, clique Aqui

1- Após acessar o site https://www2.itanhaem.sp.gov.br/, basta clicar no topo da tela o ícone ‘Serviços’:

2 – Em seguida, você deve clicar em ‘Dívida Ativa’:

3 – O click dará acesso a outro portal. Nele, você deve clicar em ‘Débitos Pendentes’:

4 – O próximo passo é escolher a opção ‘IPTU’ e preencher com o número de CPF ou CNPJ do dono do imóvel e também o número de cadastro:

5 – O número de cadastro se encontra em qualquer carnê de IPTU ou de Dívida Ativa. Este é o mesmo número de todos os anos:

6 – Feito isso, abrirá todos os tributos deste ano, os débitos inscritos em Dívida Ativa e os acordos vigentes:

7- Caso queira gerar o boleto da parcela, clica no “quadradinho”:

8– E, logo depois, em visualizar:

9 – Após isso, aparecerá um botão verde escrito ‘Gerar’:

10 – Clicando nele carregará a página. Logo depois aparecerá o ícone verde ‘Imprimir’. Pronto, o seu boleto foi gerado para impressão. Lembrando que efetuando o boleto, o vencimento da dívida é no dia que é gerado:

11- Você também pode ter acesso aos débitos da sua empresa, realizando os mesmos passo a passo até chegar nessa tela, utilizando o número de CPF ou CNPJ do dono da empresa e o número de cadastro da sua empresa:

Pendências em ‘D.A ABERTO’:

1) A pendência que aparece ‘D.A ABERTO’ significa que o débito está em Dívida Ativa. Caso haja a opção de selecionar (“quadradinho”) estiver disponível, significa que o contribuinte consegue gerar o boleto, pois ela não está em execução fiscal e poderá ser efetuado o pagamento já com os juros.

2) Caso a opção de selecionar (“quadradinho”) não esteja aparecendo, o contribuinte não gera o boleto, pois ela está em execução fiscal e só poderá ser realizado o pagamento com a renegociação, que pode ser parcelado em até 60 vezes, comparecendo o proprietário ou uma terceira pessoa com a procuração, no Call Center, das 9 às 16 horas:

Palavras-chave: , , , ,