Publicado em: 28/07/2021 - Última modificação: 28/07/2021 - 17:04

Itanhaém volta às aulas presenciais na próxima segunda-feira (02)

RETORNO - A retomada que acontece de forma escalonada, segue rigorosos protocolos sanitários, conforme orientação das autoridades de saúde.

Na próxima segunda-feira (02), cerca de 14 mil alunos do Pré II ao 9º ano do Ensino Fundamental voltam às aulas presenciais, na Rede Municipal de Ensino. A retomada acontecerá de forma escalonada. Apenas os alunos da Educação Infantil (Berçário I ao Pré I) e Educação Especial (AEE e EEE) continuam com o atendimento remoto e plantão de dúvidas para os pais, conforme o decreto municipal nº 4.145, de 26 de Julho de 2021.

Os alunos do Pré II ao 5º ano terão aulas presenciais em dias alternados com atividades escolares remotas. Já os estudantes do 6º ao 9º ano irão à escola em semanas alternadas.  Nos dias letivos em que a turma não estiver presencialmente nas unidades escolares, os alunos deverão realizar as atividades escolares de modo remoto, por meio de recursos digitais, materiais impressos ou livros didáticos a serem retirados nas respectivas unidades escolares.

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, as escolas receberão até 50% da capacidade total de alunos em cada sala de aula. “As unidades escolares estão disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas das famílias sobre as escalas de retorno, protocolos de segurança e questões pedagógicas”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

O atendimento remoto continuará para os estudantes cujos familiares optarem pelo não retorno ao ensino presencial, mas os pais ou responsável deverão assinar um termo de compromisso, responsabilizando-se pelo acompanhamento do processo de aprendizagem e pela retirada de material escolar impresso nas respectivas unidades escolares.

“Com o retorno, haverá reforço para aqueles que enfrentarem dificuldades. Inicialmente, as aulas de reforço acontecerão às sextas-feiras e abordarão os conteúdos e atividades desenvolvidas na semana”, disse a secretária.

Segundo o prefeito Tiago Cervantes, as aulas retornam com rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde. “A rede municipal de ensino realiza desde o ano passado, formação sobre os procedimentos sanitários a serem adotados nas unidades escolares. Tudo foi pensado para que o retorno ocorra com segurança”, explicou.

MERENDA

Devido ao retorno das aulas presenciais aos alunos do pré II ao 9º ano, no próximo dia 02 de Agosto, a merenda escolar volta a ser distribuída nas unidades escolares. Apenas os alunos da Educação Infantil (Berçario I ao Pré I), e Educação Especial (AEE e EEE) que continuam com o atendimento remoto, com plantões de dúvidas presenciais para os pais, continuam recebendo o cartão merenda.

Vale ressaltar, que mesmo em dias de aulas remotas, os alunos matriculados do pré II ao 9º ano, poderão comparecer na unidade escolar, para receber a merenda que terá um horário pré-agendado pela direção, com horários diferenciados, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, contra a covid 19.

“Nenhum aluno ficará sem merenda, a alimentação estará disponível nas escolas todos os dias, inclusive quando o aluno estiver em aula remota. Nenhuma criança ficará desassistida, cada unidade escolar montará uma logística com higienização dos ambientes a cada troca de turma”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.